Nova direção da Faculdade de Odontologia assume quadriênio 2024-2027
As professoras Carina Toda e Nikeila Chacon de Oliveira Conde e a técnica administrativa Deisy Carloane Farias de Almeida assumem os cargos de diretora, coordenadora acadêmica e coordenadora administrativa, respectivamente, a nova direção da Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal do Amazonas.
Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom
Revisão Rozana Soares
Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22, no Hall da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (FAO/Ufam), a cerimônia de posse da nova diretoria daquela Unidade Acadêmica, localizada na Avenida Ayrão, 1539, Praça 14 de Janeiro. O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a solenidade acadêmica na FAO.
Em pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, após os agradecimentos voltados as autoridades presentes, mencionou características do ex-diretor da FAO, professor José Eduardo, quanto a sua transparência e como sistema norteador de gestão. Sylvio Puga pontuou o aprendizado mútuo como forma de inovação, permitindo o crescimento a partir do diálogo permanente entre a Administração Superior e a FAO. Nessa particularidade, o reitor disse que o ex-diretor demonstrou toda uma realidade e necessidades da Faculdade, tais quais: uma unidade produtiva com excelente nota na graduação e pós-graduação. No entanto, limitada por uma questão de infraestrutura, faltando apenas recursos para iniciar o novo prédio. Na ocasião, Puga anuncia novos recursos futuros provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Educação), garantindo em curto prazo a nova gestão, o término de construção do novo prédio, localizado no setor Sul do Campus Universitário.
Extensão Universitária
Além disso, disse o reitor, paralelo a essa mudança expressiva, novos equipamentos modernos serão licitados, fazendo disso, mudanças de forma completa e concreta, os quais serão disponibilizados em serviços a sociedade. Prosseguindo o anúncio de mais mudanças, Puga acrescenta que a partir da publicação da resolução de nº 44/Consepe, os cursos de graduação passam a inserir no currículo ações de extensão universitária, ocupando 10% da carga horária dos cursos. “Se a FAO trabalhava com extensão, agora, ela irá trabalhar muito mais, porque temos uma obrigação legal que nos impõe e,é claro, nós vamos fazer muito mais”, expôs.
Ao final de seu discurso, Sylvio Puga disse que quer aprender com a nova gestão, acreditando que “a vida é um constante aprendizado, um ganha com outro, um, soma com outro. Então, nós somando juntos, iremos fazer a nossa Ufam avançar, colando-a em destaque, de prestígio, de credibilidade, sendo o que nós sempre desejamos. Parabéns FAO! Parabéns técnicos administrativos, professores e alunos!
Confiança
A nova diretora, professor Carina Toda, conta que desde a gestão do professor José Eduardo, ocupou a coordenação acadêmica e se sente grata a todos pelo trabalho coletivo durante 8 anos de muito trabalho e aprendizado. Ela estende os agradecimentos aos que depositaram o voto de confiança, pois se sente honrada. Na ocasião, prometeu o melhor para fazer jus a cada um dos servidores e alunos da FAO. Espiritualista, agradeceu a Deus que traçou caminhos que a colocaram nesta nova posição. “Por isso, rogo segurança para agir sempre com justiça, coragem e prudência nas decisões em defesa dos interesses da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas”, completou.
FAO entre as 50 melhores
Ela faz citações de escritores como Guimarães Rosas e Cora Coralina como apoio emocional para as novas realizações da nova direção e frisou que dentre os 565 cursos de Odontologia cadastrados no Ministério da Educação, a FAO da Ufam está entre os 50 melhores cursos em qualidade de ensino e que o perfil do egresso da Faculdade é de formação generalista, humanista, crítica, reflexiva para atuar em todos os níveis de atenção à saúde com base no rigor técnico e científico.
A professora continua: “os nossos egressos vem conquistando postos de destaque em nível nacional e internacional. Atualmente, nós temos o conceito máximo avaliado pelo MEC, por ter alcançado nota 5 em duas avaliações consecutivas. Todos esses resultados vêm sendo consultado devido o esforço conjunto de um corpo docente bem preparado, hoje com atualização mínima de doutores e comprometido com a formação do aluno. Técnico administrativos em Educação capacitados e eficientes. Discentes engajados e envolvidos com o curso., além do apoio da gestão superior”.
Engrenagem
A nova coordenadora acadêmica, professora Nikeila Chacon de Oliveira Conde, inicia seu discurso com agradecimentos a gestão anterior pelo trabalho desenvolvido nos últimos 8 anos. Para ela, gerir não é tarefa simples, pois, nada ocorre de forma automática e quando se pensa em gestão, Nikeila Chacon, faz uma analogia: é preciso fazer a engrenagem funcionar e a engrenagem são os servidores, são os processos e procedimentos administrativos.
Resiliência
A coordenadora administrativa, a técnica administrativa Deisy Carloane Farias de Almeida, agradeceu a todos que ajudaram na sua trajetória como familiares e amigos. Por fim, ela acredita que os desafios serão inevitáveis ao longo dos quatro anos, mas a resiliência será o fator para enfrentá-los.
Sobre os novos gestores:
Carina Toda, possui graduação em odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2002), especialização em Prótese Dentária pela APCD/UNESP- Araraquara (2004), mestrado em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e doutorado em Reabilitação Oral pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Amazonas. Docente e orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia. Membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). Pesquisadora na área de Odontologia, com ênfase em Fitoterapia aplicada à Odontologia e Reabilitação Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoterapia, materiais dentários, odontologia e microbiologia. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Ufam. Coordenadora Acadêmica da Faculdade de Odontologia da Ufam.
Nikeila Chacon de Oliveira Conde, possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Amazonas (1997), Mestrado em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (1999) e Doutorado em Odontologia (Estomatologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2006).
Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia - Nivel Mestrado. É membro da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Bucal (SOBEP) e da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). É lider de grupo de Pesquisa Estomatologia e Radiologia Odontológica.
Desenvolve atividade extracurricular de Extensão dentro da Estomatologia desde 2010 e é pesquisadora na área de Odontologia, com ênfase em Estomatologia e Fitoterapia aplicada à Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Prevalência de lesões bucais, Atividade Biológica de fitoterápicos em Odontologia com pesquisas avaliando a Libidibia ferrea. Atuou como gestora da FAO, Coordenadora Acadêmica e Diretora de Unidade, bem como, atuou como Diretora do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida - DSQV na gestão superior da UFAM junto à PROGESP.
Deisy Carloane Farias de Almeida, possui graduação em Administração pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA/2019). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.
Redes Sociais