Página inicial > Notícias Destaque > Posse da nova diretoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas -  quadriênio 2024-2027

Publicado: Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 15h52 | Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 16h23 | Acessos: 548

Os professores Antônio Batista da Silva e Marne Carvalho de Vasconcellos, juntamente com a técnico-administrativa em educação (Tae), Francinely Bastos Alencar, tomaram posse para os cargos de diretor, coordenadora acadêmica e coordenadora administrativa, respectivamente.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozona  Soares

Na tarde desta terça-feira (16), ocorreu a cerimônia de posse da nova diretoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Universidade Federal do Amazonas (FCF/Ufam), realizada no auditório da FCF, localizada no setor Sul do Campus Universitário. A solenidade foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, que contou com a presença de pró-reitores, diretores e demais autoridades da comunidade universitária.

Em pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, disse que vem trabalhando em parceria nesses anos com a FCF, e, agora, não será diferente,  acreditando que a Universidade somos todos nós. “Portanto, se a gente trabalha de forma dissonante, quem perde é a instituição, o aluno, o técnico-administrativo e o professor. Então, nós temos que trabalhar em parceria, e que não significa pensar igual, pois, o pensamento é livre”, completou o reitor.

Sylvio Puga garantiu a nova gestão, o apoio necessário ao atendimento de novas demandas. Ele parabenizou os novos gestores, assim como, o fortalecimento da FCF para que continue firme e forte no avanço de desenvolvimento da Instituição.

Em seu discurso, o novo diretor, professor Antônio Batista da Silva, agradeceu as pessoas que fizeram parte de sua trajetória profissional e familiar. Na ocasião, relatou um pouco da história da Faculdade, apresentando dados sobre o quantitativo de formandos do curso de Farmácia, superando mais de mil profissionais e como curiosidade, em janeiro 1912, ocorreu a formatura da primeira turma, e em 1944, a última turma durante o período da Universidade Livre de Manaós. Mais adiante, ele prosseguiu com mais dados históricos relacionados ao curso até os dias atuais.

A coordenadora acadêmica, professora Marne Carvalho de Vasconcelos, durante seu discurso, agradeceu a comunidade da FCF pelos votos recebidos, não os da urna, mas pelo voto de confiança ao trabalho que será desenvolvido no período de quatro anos. “Coloco-me à disposição do cargo, no sentido de realizar um trabalho ético e justo. Esse é o momento de colocarmos a individualidade, o individualismo e as diferenças de lado para que possamos abraçar o coletivo na sua grandeza fará a diferença”, expôs.

A coordenadora administrativa, Tae Francinely Bastos Alencar, que participou de forma on-line da cerimônia de posse, agradeceu à comunidade da FCF pela oportunidade de fazer parte da nova gestão e que juntos (docentes e técnicos-administrativos) possam desempenhar um ótimo trabalho durante os quatros anos de gestão.

Sobre os novos gestores

Antônio Batista da Silva, possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Especialização em Saúde Pública (UNAERP 1996), mestrado em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2005) e doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia/Universidade Estadual do Ceará/UECE/UFRPE (2012), Especialização em Farmácia Homeopática e Cuidado Farmacêutico em Homeopatia (Instituto Racine 2021).

Atualmente é professor ativo do quadro permanente da Universidade Federal do Amazonas, membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas, Coordenador Acadêmico da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF/UFAM. Tem experiência na área de Ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Farmacotécnica, Tecnologia Farmacêutica, Farmacobotânica, Manipulação de Fármacos em Farmácia magistral, medicamentos e tecnologia de produtos naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: bioativos naturais, pesquisa com espécies arrabidaea chica verlot., Mauritia flexuosa l (óleo de buriti), Óleo de Patauá (Oenocarpus batauá), caracterização breu branco (Protium heptaphyllum). Área Ciências e Tecnologia de Alimentos: Formulação de produtos alimentares constituído por: aminoácidos, vitaminas e minerais oriundos de pólen de abelhas indígenas, melíponas. Contemplado com o Prêmio da Amazônia, Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente/2012 na categoria Econômico/Tecnologia em 2014 na Categoria Social.

Marne Carvalho de Vasconcellos, possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas (2002), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professora Associado III da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Farmacologia clínica e em Oncologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia experimental, citotoxicidade, genotoxicidade e métodos alternativos à experimentação animal.

Francinely Bastos Alencar, graduada em Administração de Empresa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2003) e Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas - CIESA (2005). Especialização em Administração Hospitalar e Gestão de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas/ISAE, e Pós-graduação em Processo Judiciários (CIVIL) - Multidisciplinar pela Escola Superior de Advocacia - ESA/OAB/AM. Doutoranda em Direito Constitucional na UBA - Buenos Ayres/Argentina. É servidora pública federal desde 1995, nomeada para o cargo de Administrador do Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV, órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Advogada pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/AM, desde 2006.