Página inicial > Notícias Destaque > Daest divulga editais 2024 de Auxílios Acadêmico, Curumim-Cunhantã, Residência Universitária e Moradia

Publicado: Terça, 09 de Janeiro de 2024, 14h29 | Última atualização em Terça, 09 de Janeiro de 2024, 15h19 | Acessos: 3853

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Progesp/Ufam), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest) divulga os Editais nºs 01, 02, 03 e 04 relativos aos auxílios Acadêmico, Curumim-Cunhantã, Residência Universitária e Moradia, respectivamente,  para o acesso de estudantes socioeconomicamente vulneráveis do Campus Manaus.

Acesse os quatro editais: Acadêmico, Curumim-Cunhantã, Residência Universitária e Moradia.

De acordo com o que rege o Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), os presentes Editais têm por objetivos conceder os benefícios discriminados, visando ampliar e democratizar as condições de permanência dos(as) estudantes da Ufam. Os recursos financeiros aos editais referenciados provêm do PNAES e direcionados ao desenvolvimento das ações de Assistência Estudantil, condicionados à disponibilidade orçamentária e financeira.

O público-alvo, conforme o que determina os editais, são para estudantes matriculados(as) em curso de graduação regular presencial da UFAM (Campus Manaus), prioritariamente os(as) que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com perfil socioeconômico condizente com o regulamentado pelo PNAES.

Saiba mais

Auxílio Acadêmico: consiste em um auxílio financeiro destinado a custear parcialmente material didático-pedagógico de baixo custo e transporte público municipal urbano ou similar.

Auxílio Curumim-Cunhantã: consiste em um auxílio financeiro destinado às despesas referentes a manutenção de creche, similar ou cuidador para os/as filhos/as menores de 06 (seis) anos de idade de estudantes que não tenham com quem deixá-los, por não possuírem rede de apoio e/ou cuidado, durante o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas.

Residência Universitária: tem como objetivo disponibilizar moradia por meio da oferta de vagas em alojamento coletivo. As vagas são destinadas aos (as) estudantes que passaram a residir na cidade do campus exclusivamente para cursar graduação regular presencial na Ufam, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sejam devidamente selecionados em processo seletivo público.
Somente serão considerados perfil para acesso à Residência Universitária os casos em que o (a) estudante mantenha a condição de inquilinato ou que resida cedido. É vedada a acumulação de vaga na Residência Universitária com o auxílio moradia ou qualquer outro auxílio institucional que tenha a mesma finalidade.

Auxílio Moradia: consiste em um auxílio financeiro destinado a custear parcialmente os gastos com moradia do(a) estudante que se encontre em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que passou a residir na cidade do Campus exclusivamente para cursar graduação e que mantenha a condição de inquilinato ou que resida cedido(a), selecionado por meio de processo seletivo público para essa finalidade. É vedada a acumulação de vaga na residência universitária com o auxílio moradia ou qualquer outro auxílio institucional que tenha a mesma finalidade.