Página inicial > Notícias Destaque > Ufam executa 100% do orçamento planejado de 2023

Ufam executa 100% do orçamento planejado de 2023

Publicado: Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 11h31 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 17h17 | Acessos: 657

"A execução orçamentária integral demonstra que a Ufam está comprometida com o planejamento e a execução dos recursos destinados ao custeio e à manutenção da universidade”, afirmou a pró-reitora de Administração e Finanças da Ufam, professora Angela Bulbol. Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, "todas as despesas referentes ao exercício de 2023, em conformidade com a legislação vigente, foram empenhadas, demonstrando eficiência na execução dos recursos disponíveis na LOA".

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) executou, na íntegra, o orçamento planejado da instituição em 2023, estimado em R$ 126.669.982,00.

Execução Orçamento 2023

A Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, ressalta que o Encerramento do Exercício Orçamentário e Financeiro de 2023 demonstra zelo pelo recurso público e eficiência e eficácia no desempenho da gestão dos créditos orçamentários colocados à disposição da Universidade. “A parcela discricionária do orçamento somada às emendas parlamentares foram executadas em sua totalidade nas principais demandas e ações da Ufam, como por exemplo, limpeza e conservação; bolsas Pibic, Pibex, Pace, Monitoria, Vigilância ostensiva; Serviços de energia elétrica, outras despesas de pessoal – terceirização; fornecimento de alimentação, serviços de água e esgoto; manutenção e conservação de bens imóveis; locação de meios de transporte; obrigações patronais - contratos de terceirização; locação de mão-de-obra; gás e outros materiais engarrafados; gratificação por encargo de curso e concurso – gecc; servicos de telecomunicações; serviços de apoio administrativo, técnico e operacional; manutenção e conservação de máquinas e equipamentos pertencentes. Portanto, a parcela discricionária do orçamento de 2023 foi executada dentro dos limites de empenho disponíveis e prestaram atendimento a despesas correntes e determinadas despesas de investimento. Percebe-se na UO 26270 – Ufam um percentual de 99,99% de execução do orçamento final disponível (Dotação Final), além disso, todas as despesas referentes ao exercício de 2023, em conformidade com a legislação vigente, foram empenhadas, demonstrando eficiência na execução dos recursos disponíveis na LOA”, detalhou.

A pró-reitora informa ainda que, conforme disciplina o artigo 72 da Lei no 14.791, de 29 de dezembro de 2023 - LDO 2024, enquanto a lei orçamentária anual de 2024 - LOA 2024 não for publicada, a Universidade estará sob o regime de execução provisória dos valores previstos no PLOA 2024 enviado pelo Poder Executivo. “No caso das despesas correntes discricionárias, custeadas por fontes do tesouro, apenas as de caráter inadiável podem ser executadas. Para essas despesas foram disponibilizados, no SIAFI, os créditos correspondentes ao mês de janeiro de 2024”, explicou a gestora de Planejamento da Universidade.

Ufam - compromisso com o planejamento e a execução de recursos

Para a pró-reitora de Administração e Finanças da Ufam, professora Angela Bulbol, a execução orçamentária integral demonstra que a Ufam está comprometida com o planejamento e a execução dos recursos destinados ao custeio e à manutenção da universidade. “Esse ano conseguimos contratar os serviços de manutenção de vias, manutenção de elevadores, manutenção de ares- condicionados, além da renovação dos contratos já firmados, como vigilância, limpeza e conservação, manutenção elétrica e predial.
Além disso, conseguimos adquirir equipamentos essenciais para o funcionamento da universidade que garantirão o funcionamento e a continuidade das ações prioritárias da Ufam. Nesse sentido, destaco que foram adquiridos novos condicionadores de ar, computadores, projetores, mobiliário escolar, material de consumo para os laboratórios, demonstrando nossa priorização absoluta à atividade finalística da Ufam e o impacto disso para o nosso estado”, avalia a gestora de finanças da Universidade.

Abaixo, o quadro de detalhamento de recursos implementados do Ministério da Educação (MEC) que confere à Ufam a execução plena de recursos.