Página inicial > Notícias Destaque > Ufam celebra Acordo de Cooperação com a Universidade de Manchester, no Reino Unido

Publicado: Terça, 02 de Janeiro de 2024, 10h42 | Última atualização em Terça, 02 de Janeiro de 2024, 11h34 | Acessos: 756

“A colaboração com a Universidade de Manchester amplia significativamente o escopo e a profundidade das pesquisas realizadas Pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufam, inserindo-o em redes internacionais de investigação de ponta, diversificando os temas abordados e atendendo às demandas contemporâneas e emergentes na área de Engenharia Elétrica e Informática”, ressalta o diretor do Instituto de Computação, professor José Luiz de Souza Pio

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) firmou, no último dia 07 de dezembro de 2023, um Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Manchester, no Reino Unido. O documento foi assinado pelo reitor da Ufam e diretor da Fundação Universidade do Amazonas (FUA), professor Sylvio Puga, e pelo chefe do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Manchester, no Reino Unido, professor Andrew J. Stewart.

Construção de sistemas de hardware e software confiáveis

A cooperação é voltada à construção e validação de sistemas de hardware e software confiáveis para o Projeto "Verificação formal de segurança em sistemas embarcados e ciberfísicos baseados em processadores multi-core, usando aprendizagem de máquina e inteligência artificial", desenvolvido em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Ufam.

O mencionado projeto de pesquisa promove uma abordagem interdisciplinar ao unir conceitos de segurança cibernética, sistemas embarcados, ciberfísicos e aprendizado de máquina. O diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio, destaca que a colaboração da Universidade de Manchester, instituição reconhecida globalmente por sua excelência em pesquisa e educação em ciência da computação, proporcionará ao Icomp acesso a conhecimentos de ponta, metodologias avançadas e recursos tecnológicos de alto nível, assim como o intercâmbio e a mobilidades de pesquisadores e estudantes entre as duas instituições. “A colaboração com o Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Manchester representa um passo significativo para o Instituto de Computação, no sentido de posicionar-se como líder na pesquisa e na inovação em áreas como a segurança computacional, validação de sistemas e inteligência artificial aplicada. A expectativa é que os resultados desse esforço conjunto tenham um impacto duradouro, não apenas no ambiente acadêmico, mas também na sociedade e na indústria. A parceria contribui, decisivamente, para o desenvolvimento de competências locais em áreas críticas da ciência da computação, estabelecendo um terreno sólido para colaborações contínuas em projetos de pesquisa, intercâmbio de estudantes e docentes, e a possibilidade de buscar financiamentos conjuntos para iniciativas futuras”, ressalta o gestor.

Aplicabilidade industrial

Ele comenta, ainda, que as pesquisas realizadas no âmbito do projeto têm aplicabilidade direta na indústria de sistemas embarcados e ciberfísicos. “Isso beneficia não apenas o meio acadêmico, mas também contribui para o desenvolvimento tecnológico e a segurança no setor industrial. O PPGI é reconhecido por sua excelência em pesquisa na área de Informática e a colaboração com a Universidade de Manchester amplia significativamente o escopo e a profundidade das pesquisas realizadas por esse programa, inserindo-os em redes internacionais de investigação de ponta, diversifica os temas abordados e também atende às demandas contemporâneas e emergentes na área de Engenharia Elétrica e Informática”, destaca professor Pio.

O Acordo De Cooperação com a Universidade de Manchester tem a vigência de cinco anos.