Página inicial > Notícias Destaque > Ufam confere outorga de grau a 35 formandos do ICE

Ufam confere outorga de grau a 35 formandos do ICE

Publicado: Terça, 19 de Dezembro de 2023, 16h30 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 17h09 | Acessos: 622

Por: Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão: Rozana Barbosa

Os formandos dos cursos de bacharelado em Estatística, em Física, em Geologia, em Matemática Pura e Aplicada e em Química, e mais as Licenciaturas em Matemática, em Física e em Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam), do primeiro semestre de 2022, participaram da cerimônia de outorga de grau nesta segunda-feira (18/12), no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário. O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão solene em que esteve acompanhado pelo diretor do ICE, professor Túlio de Orleans Gadelha Costa.

O reitor, professor Sylvio Puga, em seu discurso, inicialmente, parabenizou não somente os professores que compunham a mesa de honra, mas também os que estavam na plateia prestigiando o evento. Mais adiante, Puga cita o discurso da oradora das turmas, a bacharela Maria Luíza Forasteiro Mota, quando aborda sobre experiências de vidas e enquadra a Universidade como um local do cotidiano das pessoas que carregam consigo uma trajetória de vida. O palco do auditório Eulálio Chaves constituiu no passado, o primeiro local de contato do aluno que ao ingressar na Ufam realizava matrícula institucional. Atualmente, é feito em processo on-line.

“E nesse processo há um aprendizado. Chegaram com sonhos, com desejos. E, é claro, o tempo os molda e mostra o seu amadurecimento. Então, quando chegaram na Ufam, há quatro ou cinco anos, e, agora, estão saindo amadurecidos e preparados. E por que estou dizendo isso? Porque tiveram ombros de gigantes, são seus professores homenageados e os que estão na plateia e daqueles que participaram da formação acadêmica de vocês”, disse o reitor, Sylvio Puga.

A participação do aluno nos programas ofertados pela Universidade como o Pibic, monitoria, extensão e outros, foi exemplificada pelo reitor como atividades que fazem parte da vida acadêmica, mas, sobretudo, de uma experiência de vida.

O diretor do ICE, professor Túlio Orleans Gadelha, convidou os novos profissionais para regressar e escolher um dos 7 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) ofertadas pelo Instituto. Ele lembrou o período pandêmico do vírus da Covid 19 que fez sofrer com perdas de vidas, mas que isso foi superado. O diretor também falou sobre amizades construídas durante a graduação e que de forma nostálgica lembrou de amigos daquela época. Túlio Gadelha acredita que participar da cerimônia de outorga de grau é um momento de relaxamento pelo qual se deixa envolver, renovando-se para outros enfrentamentos diários.

A professora Rosemery Rocha da Silveira, paraninfa dos cursos, disse em seu discurso que os alunos no processo de formação,  passaram por tantos momentos de dúvidas e no seu olhares percebia-se a tristeza, o cansaço, o desânimo e ao ver alguns de seus amigos desistirem ao longo da jornada, muitos seguiram e encontraram um porto seguro, representado por mentor, ou seja, na figura de um professor, coordenador de curso ou um tutor.

“O percurso não foi fácil”, afirmou a professora que disse ainda que “hoje são vitoriosos, prontos para assumir suas atribuições profissionais e levar o nome da nossa instituição e sua história por onde passarem.”

Confira a lista dos formandos dos cursos do ICE do primeiro semestre de 2022.

BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

1. SILAS BRITO DOS SANTOS