Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 52 formandos de Administração
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 52 formandos de Administração

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 10h30 | Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 16h24 | Acessos: 689

“A Administração é uma área que exige não apenas conhecimento técnico, mas também habilidades interpessoais, liderança e resiliência. Vejo em vocês agentes de transformação prontos para enfrentar os desafios do mundo corporativo. Estarei sempre disponível para orientar, apoiar e celebrar cada conquista, porque acredito no potencial desta turma”, discursou a paraninfa da turma, professora Ana Flávia de Moraes 

Por Márcia Grana / Revisão Rozana Barbosa

Equipe Ascom Ufam

Na noite desta quarta-feira, 13, ocorreu a solenidade de outorga de grau a 52 formandos do curso de Administração da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas. A cerimônia foi presidida pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Adriana Malheiro Alle Marie.

Diploma Ufam - diferencial

Durante seu pronunciamento, a presidente da solenidade destacou a emoção que sente cada vez que a Universidade entrega para a sociedade profissionais prontos para os desafios do mercado de trabalho. “Estou emocionada. É uma honra participar desta solenidade com vocês. Gostaria de parabenizar a todos os formandos e formandas. Enquanto professores de uma Universidade, pública, gratuita e de excelência, nós contribuímos, de forma muito importante, para a formação desses 52 graduados em Administração que agora estão prontos para os desafios do mercado de trabalho. Com certeza, vocês sentirão a diferença de ter um diploma da Ufam. Aliás, muitos desta turma já estão em posições importantes do mercado de trabalho. Parabéns! Preciso dizer-lhes que receber um diploma de graduação é um momento único, inesquecível porque muda a vida da gente, por mais que venha o diploma de outra graduação, do mestrado ou do doutorado. Então, vivam esse momento pelo qual tanto batalharam. Desejo muito sucesso a todos!”, discursou a autoridade universitária.

Turma de elite

O diretor da Faculdade de Estudos Sociais, professor Augusto de Carvalho Francisco Soares destacou que os recém-formados são uma turma de elite da área da Administração. “Ficamos muito felizes e honrados, enquanto integrantes da Faculdade de Estudos Sociais de entregar mais uma turma de elite de administradores. Fiquem certos de que vocês  são os profissionais mais cobiçados do mercado. Não nos decepcionem. Os primeiros lugares nos concursos são os administradores da FES e também são os primeiros a serem contratados nas empresas de elite, pois são os mais bem-preparados para o mercado. Retornem à FES para cursar o mestrado. Por hoje ser um dia de festa, podem esquecer o trabalho. Mas, amanhã, quando acordarem, lembrem-se de que vocês levam o nome da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas e pertencem à elite da administração. Então, desejo, além de muitos estudos ainda, muito sucesso na vida profissional e dizer que estamos aqui para auxiliá-los, atendê-los e afirmar o quanto nos orgulhamos de vocês”.

Mesa de honra

Além da presidente da solenidade e do diretor da Faculdade de Estudos Sociais, também compuseram a mesa de honra da solenidade de outorga de grau a paraninfa do curso de Administração, professora Ana Flávia de Moraes; o patrono e chefe do Departamento do curso de Administração, professor Armando Araújo de Souza Júnior; o chefe pro-tempore do Departamento de Administração, professor Alexandre Pirangy de Souza e a coordenadora do Curso Noturno de Administração, professora Cristiane do Nascimento Brandão. O homenageado com o nome da turma, professor Manoel Carlos de Oliveira Júnior, também comporia a mesa de honra, mas não compareceu à solenidade por motivo de força maior.

Administração – área de liderança e resiliência

A paraninfa da turma, professora Ana Flávia Moraes ressaltou, durante seu pronunciamento, que a Administração é uma área de liderança e resiliência. “Ser escolhida como paraninfa desta turma de Administração é um privilégio que acolho com humildade e alegria. Gostaria de parabenizar cada um dos graduados por alcançar esse marco significativo em suas vidas. Essa jornada acadêmica foi marcada por desafios, aprendizados e conquistas e é uma alegria imensa fazer parte deste momento único em suas trajetórias. Agradeço a confiança depositada em mim ao me elegerem paraninfa da turma porque sei que não é apenas um reconhecimento pessoal, mas uma demonstração de carinho e respeito que compartilhamos ao longo desses anos de convivência acadêmica. A Administração é uma área que exige não apenas conhecimento técnico, mas também habilidades interpessoais, liderança, resiliência. Vejo em vocês agentes de transformação prontos para enfrentar os desafios do mundo corporativo. Estarei sempre disponível para orientar, apoiar e celebrar cada conquista porque acredito no potencial desta turma. Agradeço também aos demais colegas professores, que atuaram com vocês ao longo do curso, por dedicarem tempo e conhecimento, moldando mentes e contribuindo para o desenvolvimento da nossa Ufam e da profissão. Aos familiares e amigos, expresso meu reconhecimento pela constante motivação e apoio aos graduados. Este é um momento de celebração e reflexão e olhar para o futuro com otimismo. Que cada um de vocês siga seus sonhos, persevere diante dos desafios e continuem crescendo como profissionais e seres humanos. Parabéns a todos. Que esse seja apenas o começo de uma jornada repleta de realizações”, discursou a madrinha da turma.

Bambu e as lições de paciência e crescimento

O orador da turma, administrador Ribamar Marques Pereira, recorreu à parábola do bambu para demonstrar a importância da resiliência durante a jornada acadêmica. “Dou início a este discurso com a parábola do bambu que, quando semeado, demora muitos anos para surgir, pois ele primeiro adentra a terra e, com isso, torna-se resistente contra tempestades e outros problemas, de forma que ele dificilmente quebra. Além disso, ele cresce em conjunto, nunca sozinho, pois, sempre irá precisar de companhia para tornar-se forte, e ele sempre cresce para cima, nunca para os lados. Hoje, ao celebrarmos esta significativa outorga de grau, é impossível não refletir sobre a trajetória que cada um de nós percorreu ao longo desses anos de intensa dedicação e aprendizado. Nossa jornada universitária, assim como a parábola do bambu, revela lições profundas sobre resiliência, paciência e crescimento. Assim como a semente do bambu que é plantada, nós ingressamos na Ufam carregado de sonhos, expectativas e a busca pelo conhecimento. No entanto, ao contrário de outras plantas, o bambu não apresenta sinais imediatos de crescimento nos primeiros anos. Durante esse período aparentemente silencioso, suas raízes se fortalecem no solo, preparando-se para o momento em que o crescimento se tornará visível. Da mesma forma, ao longo de nossos anos na Ufam, enfrentamos diversos problemas e desafios que, puderam até nos desencorajar, por vezes, achamos impossíveis de superá-los, as noites de estudo árduo, as provas desafiadoras, os trabalhos em equipes, a conciliação da rotina do dia a dia entre estudo, trabalho, revisões de materiais de aula, seminários, além das exigências constantes que a vida nos impõe que, muitas vezes, fizeram com que questionássemos se estávamos progredindo ou fracassando. Bem, hoje enxergamos que tudo valeu a pena, hoje aqui estamos celebrando. A resiliência se tornou a força motriz que nos impulsiona a insistir e persistir em fazer sempre o melhor, para nós e para os outros. Que a parábola do bambu seja um lembrete constante de que o sucesso não é instantâneo, mas  fruto de uma jornada que exige paciência, resiliência e muita persistência. Hoje, celebramos não apenas um encerramento de um ciclo, mas também a força que encontramos em nós mesmos para persistir. Parabéns a todos nós, Administradores, que nos transformamos como o bambu, crescendo em sabedoria, em resiliência e em preparação para os desafios que a vida nos reserva”, discursou o orador.

Confira a lista de todos os formandos do curso de Administração

  1. ADRIANA GOES TEIXEIRA MACÊDO
  2. ADRYNE PINHEIRO BENONES
  3. ALICE HARUMI GUSHIMA UEKI
  4. AMANDA KETHELEN LOPES DE FIGUEIREDO
  5. ANA BEATRIZ PEREIRA COLARES
  6. ANA BEATRIZ SOUZA LINS DA SILVA
  7. ANA CLAUDETE DA SILVEIRA FERREIRA
  8. ANA PAULA MARINHO SILVA
  9. ANGELO CÉSAR COPPO BRASIL
  10. ANTONIO DA SILVA PAZ NETTO
  11. BEATRIZ GUIMARÃES DA CONCEIÇÃO
  12. BEATRIZ MUNIZ DA SILVA PALHETA
  13. BERNARDO CRUZ MACHADO CABRAL DOS ANJOS
  14. BIANCA DA COSTA SOUZA
  15. CARLOS VITOR MARTINS DE ALMEIDA
  16. ELY ANDREWS COSTA DE OLIVEIRA
  17. EMILLY DE SOUZA BALIEIRO
  18. EMILLY PINHEIRO GALVÃO
  19. EMMILY VITÓRIA DA COSTA OLIVEIRA
  20. GABRIEL DOS SANTOS ANDRADE
  21. GIOVANI PINHEIRO MARTINS
  22. GIULIA VITÓRIA HENRIQUE VALENTE
  23. GUSTAVO GOMES SAUNIÊR
  24. HENRIQUE SOUZA DA SILVA CRUZ
  25. INGRID ABIGAIL CRUZ DE OLIVEIRA
  26. JAIRO DIAS SPÍNOLA NETO
  27. JASSE MURIEL SANTOS SILVA
  28. JERRY ARAÚJO DE LIMA
  29. JÉSSICA CAVALCANTE GOES
  30. JÉSSICA THAÍS DO CARMO SOARES
  31. JOANA DIAS DA SILVA
  32. JOSAFA ELIEL SOUSA REIS
  33. JOVANA MAGALHÃES DE ANDRADE
  34. JULYANA PEREIRA PADILHA DA SILVA
  35. KAMILA DE SOUZA FILIZOLA
  36. KATHARINA TEIXEIRA ARRUDA
  37. KETLLEN LOHANE PIMENTEL SOARES
  38. LARA ARIANE FREITAS GODINHO SANTANA
  39. LIA CRISTINA SILVA REBELLO
  40. LORENA BRASIL VIEIRA
  41. LUIS GUILHERME MUSSY DE OLIVEIRA
  42. MARIA EDUARDA ALCANTARA NUNES
  43. NAYRONE RUIZ NORONHA
  44. NICOLLE PICANCO MARTINS
  45. RAQUEL COUTO DE MATOS
  46. RIBAMAR MARQUES PEREIRA
  47. SEBASTIÃO DA PENHA SANTOS
  48. TAINÁ GARCIA BRANCHES
  49. TATIANE OLIVEIRA CUNHA
  50. THAMIRES COSTA DE FREITAS
  51. VICTOR LOPES DE AGUIAR
  52. YASMIN DA ROCHA BASTOS

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página