Página inicial > Notícias Destaque > Professora Grace dos Anjos Freire Bandeira ascende à titular após Defesa de Memorial Acadêmico

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 16h57 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 13h23 | Acessos: 383

Com uma narrativa envolvente, a Defesa de Memorial Acadêmico proferida pela professora Grace dos Anjos Freire Bandeira foi marcada pela emoção, dedicação à docência e engajamento no ensino, pesquisa e extensão

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom/Ufam /Revisão Rozana Barbosa

A professora Grace dos Anjos Freire Bandeira apresentou na tarde desta terça-feira, (12/12), Defesa de Memorial Acadêmico em formato híbrido. A apresentação presencial ocorreu no Bloco Mário Ypiranga, sala 16, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam), setor Norte. A defesa faz parte da etapa de promoção funcional à classe para professor titular.

A Comissão Especial de Avaliação foi composta pelos seguintes membros titulares: professor Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque (Ufam/presidente); professora Izete Lehmkuhl Coelho (Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC; professora Adelaide Hercílio Pescatori Silva (Universidade Federal do Paraná/UFPR) e professor Felício Wessling Margotti (UFSC).

Defesa

O percurso realizado pela professora Grace dos Anjos Freire Bandeira não foi nada fácil, assim o diz, quando ao olhar para traz e perceber que existe uma trajetória de luta e de conquistas marcantes. Ao longo da vida, Bandeira sempre agradeceu as pessoas que acompanharam e ajudaram nas etapas de suas realizações tanto fora como dentro da Universidade, e cita sua genitora, Dona Otília como exemplo de sabedoria, a qual dizia sobre a necessidade da gentileza como forma de enfrentamento de batalhas.

Ela que é defensora voraz do estudo da Língua Latina dá importância a defesa do memorial como forma de avaliação profissional. Grace Bandeira acredita que é neste momento que se oportuniza repensar toda uma carreira, de reavaliar procedimentos, corrigir alguns caminhos que não deram certo e de ouvir da comissão especial de avaliação o que pode ser melhorado. “A importância está exatamente nisso, que naquele momento oportuniza para pensar, ver o que foi bom, o que pode ser alterado e o que pode ficar ainda melhor”, completou.

O percurso realizado pelo docente até a obtenção do maior grau na profissão envolve várias etapas. A qualificação profissional é uma delas que o capacita a desenvolver suas atividades com maestria, posicionando-o como um profissional detentor do conhecimento. “Eu penso que hoje, principalmente, há uma mudança que diz respeito a esse professor que precisa ser o detentor de todo o conhecimento. É um professor que naturalmente precisa conhecer o seu conteúdo, precisa estar atento ao que há de mais novo em relação aos temas com os quais irá trabalhar, em especial nos seus projetos de pesquisa, mas também aquele professor que não pode perder de vista o que o aluno pode trazer para sala de aula. Muitas vezes, partindo de uma experiência do aluno, principalmente no caso das línguas, pensar na troca”, expôs.