Página inicial > Notícias Destaque > Novo diretor do Inpa, professor Henrique Pereira faz avaliação de sua gestão frente à ARII antes de novo desafio

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 15h50 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 16h15 | Acessos: 497

Por Sebastião de Oliveira, Revisão Rozana Barbosa, Equipe Ascom

A apresentação de balanço de gestão do professor Henrique Pereira, que esteve à frente da Assessoria de Relações Internacionais e interinstitucionais (Arii) durante 2 anos, aconteceu na última terça-feira, (05/11), na Sala de Reunião da Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O encontro, presidido pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, reuniu diretores, gestores e pró-reitores onde foram ressaltados os avanços promovidos pela Arii.

Em seu pronunciamento, a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, disse ao homenageado sobre a importância de sua presença, da participação e das realizações de projetos desenvolvidos pela Arii, que durante os dois anos em exercício, o professor Henrique Pereira esteve à frente desta Assessoria e trouxe grandes transformações. Na ocasião, Fraxe anuncia aos presentes, o nome da professora Artemis Soares como a nova titular daquela Assessoria.

“Para nós é um dia especial em que um professor da Ufam assume a direção do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa). O primeiro foi o professor Marcos Barros e, agora, o professor Henrique Pereira, e por coincidência os dois estiveram à frente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). De um lado, ficamos tristes, mas por outro felizes de ele assumir um cargo importante em um órgão que desenvolve conhecimento em nossa região”, disse a Therezinha Fraxe.

Fraxe assegurou ao novo gestor do Inpa, o apoio da Administração Superior da Universidade junto àquele órgão e ressalta quanto a importância da parceria para o desenvolvimento da pesquisa, a qual considera um instituto de pesquisa para a Amazônia. “A parceria entre a Ufam e o Inpa se faz necessário e que isso seja uma somatória não somente no âmbito do ensino da pós-graduação, mas para outras questões relevantes a região”, disse a vice-reitora.
O professor Henrique Pereira ao iniciar seu discurso, primeiramente, agradeceu a direção superior pela oportunidade de colaborar com a Administração Superior da Ufam, em seguida, mencionou a professora Artemis Soares como a nova assessora da Arii, como também, citou a formação e qualificação de sua equipe de trabalho enquanto gestor da Arii, o qual acompanhou todo o processo de entendimento administrativo. Na sua fala destacou alguns entraves, que foram resolvidos ou os que estão em processos de resolução. É o caso da situação de estudantes estrangeiros junto à Instituição, o qual lutou para que eles possam ter os mesmos direitos do aluno regular, como, por exemplo, o acesso à meia passagem estudantil.

A nova titular da Arii, a professora Artemis Soares desejou ao professor Henrique sorte na nova empreitada e, segundo ela, “será difícil substituir um gestor com a capacidade do professor Henrique Pereira, por tudo que ele desenvolveu durante os dois anos à frente da Arii”. Em seguida, parabenizou ao Inpa por recebê-lo, que disse: um homem altamente capaz de enfrentar grandes desafios”.