Página inicial > Notícias Destaque > Na AAL, reitor Sylvio Puga participa de homenagem a professor emérito da FD/Ufam, Samuel Benchimol

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 14h22 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2023, 16h55 | Acessos: 481

Por Juscelino Simões (Ascom/Ufam).

Foto: Juscelino Simões

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, participou da cerimônia de homenagem ao professor emérito da Ufam, Samuel Benchimol, no último sábado, dia 25, na Academia Amazonense de Letras, no Centro.

A Academia Amazonense de Letras em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promoveu no Salão Nobre do Pensamento Amazônico Álvaro Maia, a solenidade comemorativa do centenário do professor Samuel Benchimol. A cerimônia contou com diversas personalidades acadêmicas, empresariais, políticas, escritores, familiares e amigos, entre eles Jaime Benchimol, Nora Benchimol Minev, Ilana Minev e Denis Benchimol.

A composição da mesa de honra da cerimônia contou com o presidente da Academia Amazonense de Letras, Aristóteles Alencar, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, o vice-presidente da Academia de Letras, Abrahim Baze, o diretor de edições da Academia de Letras, Robério Braga, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa.

A solenidade foi marcada por diversos relatos de familiares e amigos através de homenagens de sua biografia e carreira como “Pai e Empresário”, iniciado pelo filho do professor, Jaime Benchimol, e pelos netos Denis Benchimol e Ilana Benchimol Minev que apresentaram o legado do professor para as novas gerações. O reitor da Ufam, Sylvio Puga, e o secretário da Sedecti, Serafim Correa, também prestaram homenagens, além dos acadêmicos Aristóteles Comte de Alencar Filho, Robério Braga, Marcus Barros, Elson Farias e Abrahim Baze.

Após a solenidade, houve a distribuição de duas obras literárias, “Samuel Benchimol, ensaio biográfico de um educador e empresário”, produzida pelo acadêmico Abrahim Baze publicado pela Editora Valer e a coletânea “Samuel Isaac Benchimol; Memórias da Influência Cultural, Intelectual e Social na Amazônia Contemporânea”, com a participação dos acadêmicos que foram coautores.

Eleito membro da Academia Amazonense de Letras, o professor Samuel Benchimol ocupou a cadeira de número 11 no dia 11 de abril de 2002, cujo Patrono é José Veríssimo. Atualmente a cadeira é ocupada pelo acadêmico Marcus Barros.