Página inicial > Notícias Destaque > XIV Jogos Universitários da Ufam reúne 53 delegações de alunos atletas em cerimônia de abertura

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 15h43 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 16h47 | Acessos: 688

Cerca de 4 mil atletas participaram da abertura dos XIV Jogos Universitários da Ufam (Juufam-2023) os quais disputarão modalidades individual, duplas e coletivas de diferentes esportes

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Os Jogos Universitários da Ufam (Juufam-2023) tiveram sua cerimônia de abertura na noite desta segunda-feira (27/11) na Quadra Coberta da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Feff/Ufam), do setor Sul do Campus Universitário. Os Juufam são o maior evento de esporte universitário do Amazonas e chegam nesse ano na 14ª edição.

A titular da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Progesp/Ufam), Vanusa Firmo, presidiu a abertura dos Jogos  acompanhada pela diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), Karime Bentes. Os Juufam têm como objetivo principal promover a interação sócio-desportiva entre os alunos atletas participantes da Universidade.

O evento reúne mais de 4 mil alunos atletas tanto da capital quanto do interior em que foram representados por 53 delegações dos cursos de graduação. Durante 8 dias de competição, os alunos atletas estarão envolvidos em disputas de modalidades divididas entre: individual, dupla e coletiva. As individuais são: atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. As em dupla, dominó e vôlei de praia. Já as coletivas: basquete, futebol 7 society, futsal, handebol, queimada e voleibol.

Na solenidade de abertura, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Vanusa Firmo, mencionou e agradeceu os convidados da mesa de honra, falou que a Universidade aguardava por esse momento. “É uma honra pela primeira vez poder abrir os Jogos Universitários da Universidade Federal do Amazonas. Já fui discente como vocês, já estive do outro lado fazendo torcida de curso enquanto estudante na Universidade para hoje estar realizando abertura desse evento”, expôs a pró-reitora.

“E hoje, antes de declarar a abertura dos Jogos, eu quero que gritem e vibrem bastante, porque os jogos são de todos, os nossos esforços contam para que possamos os usufruir, aproveitar e se integrar. Aproveito o momento para declarar aberto os XIV Jogos Universitários da Universidade Federal do Amazonas”, completou Vanusa Firmo.

A diretora do Daest, professora Karime Bentes, disse “hoje, cada um de nós sentiu o coração pulsar por muito tempo, acho que não sentíamos faz tempo. Todos nós nos últimos meses, estamos muito ansiosos por esse momento. E, o dia chegou! Até o dia 5 de dezembro, vamos nos alimentar do esporte, da cultura e da arte".

A grande responsável pelo acontecer dos Jogos, a diretora da Divisão de Esporte, Lazer e Cultura (Delc) Klélia Santos, resumiu em poucas palavras o que sentiu no momento de abertura dos Jogos Universitários da Ufam: "Os Juufam são de vocês! Viva! Viva a emoção que os jogos trazem!”, disse Klélia Santos que foi ovacionada pelo público presente.

Além das apresentações artísticas realizadas ao longo da cerimônia de abertura, o atleta Lucas Teixeira, do curso de Educação Física,  medalhista nos Jogos Universitários Brasileiro de 2019, 2022 e 2023, na modalidade de Jiu Jitsu, fez o acendimento da pira olímpica.