Página inicial > Notícias Destaque > Reitor Sylvio Puga participa da abertura do ‘V Seminário Nacional do Observatório de Custos e Economia da Saúde’

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 14h17 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 16h06 | Acessos: 330

Por Juscelino Simões    Equipe Ascom       Print da abertura: Juscelino Simões

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, participou nesta segunda-feira, 27, da abertura (em formato on-line) do V Seminário Nacional do Observatório de Custos e Economia da Saúde e III Seminário Internacional do Observatório de Custos e Economia da Saúde.

O evento organizados pelo Núcleo Observatório de Custos e Economia da Saúde (NOCES) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), buscam congregar pesquisadores, instituições, ideias e experiências para permitirem a troca de conhecimento que gere subsídios para os gestores quanto à tomada de decisão e solução de problemas.

Tem como público-alvo: usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores de todas as formações, principalmente da saúde, discentes de graduação e de pós-graduação de todos os cursos e profissionais da Saúde.

A mesa de abertura contou com a participação do professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador do Núcleo Observatório de Custos e Economia da Saúde da UFMG, editor chefe da Revista de Administração Hospitalar e Economia da Saúde (RAHIS) e professor residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT- UFMG), Márcio Augusto Gonçalves, do reitor da Ufam, Sylvio Puga, e do professor Fernando Reis, pró-reitor de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais.

“Para nós da Universidade Federal do Amazonas é uma honra participarmos como parceiros deste Seminário. Gostaria de qualificar esta minha fala em razão de algumas especificidades da nossa região e, particularmente, o que estamos vivendo no ano de 2023. Está sendo noticiado pela mídia nacional que o Amazonas enfrenta a maior estiagem do século, o que significa dizer que as nossas estradas naturais, os rios, estiveram fora de todas as expectativas para o período. Essa condição imposta pela natureza dificultou a logística de transportes fluvial e intermunicipal rodoviário, ocasionou a morte de uma enorme quantidade de peixes, com graves consequências para o nosso Estado. A Amazônia tem uma diferenciação do ponto de vista de custo que se espraia para todos os ramos (saúde, transporte, educação, construção civil, transporte escolar, todos os ramos são afetados pela logística diferenciada da Amazônia). Esse é o desafio amazônico. O Seminário tem um papel estratégico para nossa região porque discute temas que são relevantes para o país, mas também eles têm impactos na nossa região por ser uma área diferenciada. Quero parabenizar o doutor Márcio Augusto Gonçalves pela liderança nesse processo e dizer que a Ufam está sempre de portas abertas”, afirmou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.