Página inicial > Notícias Destaque > Icomp conquista posições de destaque em três premiações diferentes

Icomp conquista posições de destaque em três premiações diferentes

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 13h44 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 14h48 | Acessos: 935

A Ufam e o Instituto de Computação (Icomp) estão em festa! Em poucos dias, a unidade acadêmica foi contemplada com três honrarias em três premiações diferentes. Tanto na graduação quanto na pós-graduação, os estudantes do Icomp tiveram seus trabalhos premiados com primeiro, segundo ou terceiro lugar. Confira abaixo mais detalhes sobre cada destaque.

Prêmio de Melhor Trabalho no SIBGRAPI 2023

Aluno: Luiz Fábio Alencar

Orientadora: profa. Eulanda Santos

Luiz Fábio Alencar recebeu o prêmio de melhor artigo da trilha principal da 36a. Edição do SIBRGRAPI (Conference on Graphics, Patterns and Images - Conferência em Gráficos, Padrões e Imagens), ocorrido de 6 a 9 de novembro, pela pesquisa “A Context-Aware Approach for Filtering Empty Images in Camera Trap Data Using Siamese Network - Um método sensível a contexto para filtragem de imagens em dados de armadilha fotográfica utilizando redes siamesas”. O evento foi sediado em Rio Grande (RS). “É um reconhecimento valioso do nosso esforço, habilidade e contribuição intelectual. Essa conquista destaca a qualidade excepcional do nosso trabalho de pesquisa, proporcionando não apenas uma sensação de realização pessoal, mas também abrindo portas para oportunidades acadêmicas e profissionais. Além de fortalecer nossa credibilidade na comunidade científica, criar conexões valiosas e influenciar positivamente o desenvolvimento da nossa carreira acadêmica”, afirma.

Orientadora do trabalho, a professora Eulanda Santos aponta a importância da pesquisa para o meio ambiente como fator decisivo para a conquista. “O trabalho do Luiz é voltado para uma aplicação de monitoramento ambiental: a filtragem de imagens vazias geradas por câmeras de armadilha fotográfica. Essa solução possibilita que sejam mantidas na memória das câmeras de armadilha fotográfica apenas imagens que contêm animais, que são as imagens que de fato devem ser monitoradas. Isso mostra que soluções que buscam aplicar Inteligência Artificial em problemas de proteção e monitoramento ambiental são muito importantes para a comunidade de Ciência da Computação”, detalha a docente.

Prêmio de segunda melhor tese do Concurso de Teses e Dissertações no CBIE 2023

Aluno: David Brito

Orientadora: profa. Elaine Teixeira

“Um modelo baseado em Trilhas de Aprendizagem para a representação de alunos de ambientes virtuais de aprendizagem” é o título da tese de David Brito defendida em outubro no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) e destaque no II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado de 6 a 10 de novembro, em Passo Fundo (RS). “Fico muito feliz, pois é um reconhecimento da comunidade de Informática na Educação do trabalho que veio sendo realizado desde o mestrado. Também tem um significado muito grande por representar o Amazonas. Representar a Ufam onde estudei e o Ifam onde sou professor”, declarou David.

Elaine Teixeira foi a responsável por orientar David Brito no desenvolvimento da pesquisa premiada. “É muito importante essa conquista porque o Programa de Pós-Graduação em Informática está novamente inserido no panorama brasileiro como destaque. Foi uma tese muito elogiada, muito aclamada e nós ficamos muito felizes com esse segundo lugar”, expôs a orientadora. “Outro aluno meu, o Filipe Dwan Pereira, ganhou menção honrosa nesse mesmo concurso. E isso também foi muito bom para o programa”, revelou ainda a docente.

Prêmio de 3º Lugar no Prêmio de Iniciação Científica - PIC SBPO 2023

Aluno: Thailsson Clementino

Orientadora: profa. Rosiane de Freitas

Estudante do curso de Ciência da Computação, Thailsson Clementino foi agraciado pelo trabalho “Problemas de roteamento de veículos com restrições temporais: formulação IP, método BCP via VRPSolver e casos polinomiais em grafos”,  durante o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO), realizado em São José dos Campos (SP), de 6 a 9 de novembro. O resultado da premiação foi divulgado na noite de sexta-feira, 9. “É um reconhecimento bacana e representa para mim o término de maneira significativa de um primeiro ciclo dentro da Universidade, que foi a minha graduação. Isso me motiva a tentar fazer mais e melhor na continuidade da pesquisa dentro do Instituto de Computação, agora já como aluno de mestrado do PPGI”, ressaltou Thailsson.

A professora Rosiane de Freitas orientou o trabalho agraciado: “Essas conquistas da Federal do Amazonas, em relação à premiação dos alunos do Icomp, tanto da graduação quanto da pós-graduação, são muito importantes para ressaltar que nós temos grandes potenciais tanto quanto quaisquer outros alunos ou outras universidades do país ou do mundo. Nós temos recebido premiações nacionais e internacionais e, particularmente em relação ao Thailsson Clementino, essa é a segunda premiação que ele recebe. Ele também ficou entre os cinco melhores trabalhos de iniciação científica do ano de 2023 do Concurso de Iniciação Científica (CTic), promovido pela Associação Brasileira de Computação”, comentou.