Docente Marco Aurélio Coelho de Paiva, do IFCHS, defende memorial e é promovido a professor titular
Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom
A Defesa Pública de Memorial Acadêmico do professor Marco Aurélio Coelho de Paiva, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), ocorreu na tarde desta terça-feira, 8, em formato remoto via Google Meet. Agora professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Paiva apresentou suas memórias em processo escalonado, envolvendo sua vida antes e depois de ingressar na Universidade, sempre pautado na ética profissional.
A Comissão Especial de Avaliação foi presidida pelo professor Sérgio Ivan Gil Braga (Ufam – Presidente), tendo como membros os professores Sérgio Miceli Pessôa de Barros (USP), Leopoldo Garcia Pinto Waizbort (USP) e José Ricardo Garcia Pereira Ramalho (UFRJ).
Defesa
Intitulado ‘Próximo e distante’, o memorial do docente Marco Aurélio Coelho de Paiva tem no seu conteúdo a rememorização de uma trajetória acadêmica sob um olhar permanente de mudanças. Paiva segue com a leitura do memorial com uma compreensão pedagógica da disciplina Sociologia, atribuindo ao desnivelamento para uma forma de entendimento menos árida e rígida, o que possibilita seu distanciamento das abordagens herméticas, o qual considera um ponto de inflexão para um redirecionamento na trajetória acadêmica quando colocada em perspectiva.
Ele conta que a narrativa do memorial deveria se ancorar em um narrador de ‘carne e osso’, no sentido de conferir algum fato concreto para um processo de esquadrinhamento. “Uma narrativa com algum viés autobiográfico fornece uma espécie de moldura o que é rememorável e assim viabiliza o que é narrado. Uma feira de eventos e acontecimentos biográficos e familiares e seus contextos singulares, buscam tecer uma trama para dar forma o que é vagamente delinear”, expôs.
Ele salientou na defesa do memorial que, por ser um item relevante a avaliação de carreira de docência, o qual foi nomeado no quadro efetivo da Instituição vem desenvolvendo de forma burocrática e normatizante, que segundo ele, singulariza sua função com desempenho nos campos do ensino e da administração, assim como nas atividade de pesquisa.
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