Página inicial > Notícias Destaque > ICE realiza abertura da X Semana de Ciência e Tecnologia com expectativa de grande público

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h08 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 16h48 | Acessos: 713

Em sua décima edição, a Semana de Ciência e Tecnologia do ICE que acontece até sexta-feira (20/10), recepcionará estudantes da Rede Pública de Ensino Municipal e Estadual e a comunidade universitária. Durante a abertura da X SECT/ICE, teve apresentações do Coro de Câmara de Manaus e do pianista e diretor do Faculdade de Artes (Faartes), professor João Gustavo Kienen.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

O Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) realizou na tarde desta terça-feira, 17/10, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (Fes), cerimônia de abertura da X Semana de Ciência e Tecnologia do ICE, que foi presidida pelo diretor do ICE, professor Túlio Gadelha, acompanhado pelo representante da Comissão Organizadora da X SECT/ICE, professor Renato Henrique de Souza e por  representantes de órgãos municipal e estadual.

Expectativa

Na expectativa de receber mais de 18 escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino fundamental e médio, a SECT/ICE tem como principal atrativo as pesquisas desenvolvidas no Instituto, cujo propósito é divulgar e popularizar as ciências exatas e da terra, bem como o incentivo à disseminação do conhecimento gerado no ICE. Além disso, busca criar um ambiente de interação entre pesquisadores e a comunidade do Amazonas. Graduandos e pós-graduandos também participam do evento.

Formação

Durante seu discurso, o diretor do ICE, professor Túlio de Orleans Gadelha, disse que   o ICE com os seus 10 cursos ofertados para a comunidade, o Instituto vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do estado do Amazonas, na formação profissional capacitando para diversas frente de trabalho, principalmente na área da Educação. De acordo com ele, a manutenção das edições da Semana vem sendo cumprida rigorosamente a cada ano, em que acredita na importância do evento na Instituição. Ele enfatiza também que durante o processo de construção do evento, envolveu um trabalho árduo pela comissão organizadora, no sentido de oferecer à comunidade amazonense, o melhor da pesquisa, que envolve uma programação abrangendo mais de 100 atividades.

Cerca de 550 estudantes e 162 professores qualificados compõem o quadro estatístico entre discentes e docente do ICE, destacou o diretor que convoca toda a comunidade universitária a participar da SECT/ICE e desejou a todos uma excelente semana. Nesse ato, o diretor do ICE, professor Túlio Gadelha, abre oficialmente a X SECT/ICE.

Importância

“A importância da SECT/ICE em âmbito regional é significativa. Ela desempenha um papel fundamental na promoção da educação científica no estado do Amazonas, divulgando ciência, tecnologia e inovação, além de fortalecer a cultura científica. A ação do evento conscientiza a sociedade sobre a importância das questões científicas e tecnológicas, oferece uma plataforma para pesquisadores e estudantes apresentarem seus trabalhos e resultados de pesquisa, estimula a pesquisa na região e promove o networking entre profissionais, pesquisadores e estudantes de diversas áreas”, expôs Túlio Gadelha.

“A semana também oferece atividades educacionais que visam inspirar jovens a seguirem carreiras científicas e tecnológicas, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados no Estado do Amazonas. A longo prazo, isso contribui para o desenvolvimento regional, uma vez que a ciência e a tecnologia desempenham um papel vital no desenvolvimento econômico. Portanto, a SECT ICE é um evento de grande importância para a região, impulsionando o avanço científico e tecnológico e preparando futuras gerações de profissionais qualificados”, completou o diretor.

Programação

O evento, realizado de 17 a 20 de outubro, apresenta uma variedade de atividades, como minicursos, oficinas, palestras e o "Circuito da Ciência", voltado para divulgar as ciências às escolas e aos estudantes do ensino médio e fundamental. O Circuito permite aos participantes visitar laboratórios, museus e participar de experimentos e oficinas práticas nas áreas de Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química. Além disso, há este ano a inclusão das do novo curso de Engenharia Física no circuito.

Parceria

O evento também conta com parcerias de instituições como o Icomp/Ufam, Sesc e o Villa Ludos, que oferecem atividades como planetário, jogos e tecnologia. Há estandes dedicados à divulgação de projetos voltados para meninas nas áreas das ciências exatas, desenvolvidos por pesquisadoras da Ufam tais como Caboclas Kirimbaua Auaeté e Cunhantã digital, bem como participação de convidados como os projetos A Casa da Física, Química na praça e o projeto Cosmos.

Palestra

A palestra de abertura contou com a participação do prof. dr. Adalberto Fazzio da Academia Brasileira de Ciências, que proferiu o tema “A formação do pesquisador".

Além do diretor do ICE, professor Túlio Gadelha, estiverem compondo a mesa de honra, representando a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, o diretor do Departamento de Política e Programas Educacionais, professor Eriberto Façanha, representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o gerente de Tecnologias Educacionais, professor Austonio dos Santos; representando a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti/AM), Geider Medeiros; representando a comissão organizadora da SECT/ICE, professor Renato Henrique de Souza.