Página inicial > Notícias Destaque > Ufam concorre como sede do XII Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

Ufam concorre como sede do XII Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 12h43 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 15h32 | Acessos: 468

Estudantes indígenas do Amazonas levam proposta para que o Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (Enei) seja realizado na Ufam em 2025. O evento está acontecendo na Paraíba, de 16 a 20 de outubro. Na sexta-feira, 20, haverá a votação para eleger a sede da edição de 2025. O Encontro é o principal evento acadêmico a congregar o corpo discente das instituições de ensino superior brasileiras e discutir suas demandas.

Em dez edições já realizadas, esta pode ser a primeira delas a ocorrer no Amazonas. Um grupo de estudantes locais, entre eles quatro do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), estão em Rio Tinto (PB) com a missão de defender a proposta do Amazonas. “Para nós, é fundamental, é importante, discutir políticas públicas dentro das universidades voltadas para os estudantes indígenas e que a própria universidade possa entender as nossas particularidades, os nossos conhecimentos, a nossa ancestralidade, que hoje a gente tem no coração, no sangue, o desejo de divulgar, de mostrar para o mundo que existe a nossa própria vivência, história, cultura. Ter esse evento no nosso estado vai ser um momento histórico para nós estudantes”, disse Sebastião Solart, um dos alunos do PPGAS que estão no Enei 2023.

A candidatura da Ufam tem o apoio da gestão da Universidade, que acredita que a realização do Enei 2025 em Manaus fortalecerá o debate, dando condições para que mais estudantes participem dele. “Será um evento muito importante pela primeira vez realizado no Estado do Amazonas, que possui a maior população indígena do Brasil. A Ufam sente-se honrada em apoiar a realização, reforçando a nossa relação com o movimento indígena”, afirma o reitor, professor Sylvio Puga.

“O reconhecimento da diversidade dos povos indígenas brasileiros também é um passo importante para se entender as principais necessidades educacionais dos estudantes indígenas e as potenciais colaborações que cada um traz consigo para o ambiente acadêmico e da pesquisa”, diz o texto da proposta submetida ao Enei 2023.

“Os estudantes indígenas do Amazonas visam construir o XII Enei - 2025 em Manaus a fim de também estabelecer como ato simbólico do nosso estado como referência nas lutas por políticas afirmativas, dialogando com os estudantes indígenas e indigenistas do Brasil as demandas e como podemos construir coletivamente, a partir de nossas especificidades, projetos que garantam e ampliem nossos direitos no espaço acadêmico”, argumentam os estudantes na mesma proposta.

Para saber mais sobre o Enai 2023, acesse a página oficial do evento.