Página inicial > Notícias Destaque > Pesquisadores do PPG em Odontologia participam do primeiro núcleo do INCT Odonto no estado do Amazonas

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 14h27 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 16h09 | Acessos: 662

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde Oral e Odontologia (INCT Odonto) da Universidade Federal de Uberlância (UFU) reunirá cerca de 48 pesquisadores de 18 estados e 22 instituições

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou, em dezembro de 2022, a aprovação do projeto pioneiro que cria o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde Oral e Odontologia (INCT Odonto), uma iniciativa liderada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenada pelo professor Carlos José Soares, a partir da aprovação na Chamada CNPq nº 58/2022. O INCT Odonto visa aprimorar a pesquisa e inovação em saúde bucal, com um investimento de R$ 4.674.000 destinados a equipamentos, insumos, bolsas para pesquisadores, iniciação científica, mobilidade acadêmica, dentre outros.

Rede

O INCT Odonto é composto por uma rede de pesquisadores. A Ufam, por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), será o núcleo do instituto no estado do Amazonas, juntamente com outras instituições de ensino superior de todo o Brasil, unindo um total de 48 pesquisadores de 18 estados e 22 instituições de ensino superior.

Foco em Políticas Públicas

O Instituto buscará impactar positivamente a saúde pública, contribuindo com novas tecnologias de diagnóstico, levantamentos epidemiológicos e protocolos de tratamento com custos mais baixos, visan subsidiar políticas públicas e inovação tecnológica para abordar o desafio global das doenças bucais. O INCT Odonto será composto por dois núcleos: um de Epidemiologia Clínica e outro de Inovação para Clínica e Indústria Odontológica, envolvendo pesquisadores de diversas universidades federais, estaduais e instituições privadas. A próxima reunião entre os pesquisadores do INCT Odonto será realizada em novembro de 2023 na UFU, com o objetivo de alinhar as propostas do instituto com os núcleos de pesquisa da rede participante.

Participação

Para o professor Emílio Carlos Sponchiado Júnior, coordenador do PPGO/Ufam, a participação de pesquisadores do programa no INCT Odonto é reflexo da qualidade da produção científica e da formação de recursos humanos que o Programa ofereceu nos últimos 11 anos e agora junto com outras instituições, fortalecerá a pesquisa em saúde bucal nacional e contribuirá para a melhoria das políticas públicas de saúde na área Odontológica.

Doutorado

O PPGO possui o apoio institucional da Ufam, da Propesp e é financiado pelas agências de fomento Capes, CNPQ e Fapeam.  Obteve êxito em suas ações nos últimos anos, o que culminou na elevação de sua nota para 4, sendo possível apresentar para Capes o APCN de Doutorado em Odontologia, que foi aprovado e está em fase de implementação institucional, para que seja possível selecionar a primeira turma no início de 2024. Tem ainda o mérito de ser o primeiro programa com cursos de Mestrado e Doutorado em Odontologia no Estado do Amazonas, demonstrando com resultados a importância da universidade pública para o desenvolvimento da ciência e para a formação de recursos humanos de qualidade na Amazônia.

Fontes:

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFAM. www.ppgo.ufam.edu.br      Instagram: @ppgo.ufam

Portal de Notícias da UFU: https://comunica.ufu.br/noticias/2022/12/ufu-sediara-instituto-nacional-referencia-em-saude-oral-e-odontologia

Portal de Notícias do CNPQ: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/ResultadoFinalparapaginaCNPq.pdf