Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 40 novos profissionais de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Faculdade de Estudos Sociais

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 15h02 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 16h01 | Acessos: 724

"É o amor que direciona as nossas ações. Tudo aquilo que será feito ao longo da vida deve ser com coração, porque se não for assim, nós não estaremos honrando o sacrifício para quem nos ama e fizeram por nós", disse o paraninfo dos cursos, professor Salomão Franco Neves.

Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Os recém-formados dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (FES/Ufam) participaram nesta terça-feira, 26/09, de cerimônia de colação de grau, no auditório de Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário.  O pró-reitor de Inovação Tecnológica (Protec), professor Jamal da Silva Chaar, que na ocasião representou o reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão solene, acompanhado do diretor da FES, professor Luiz Augusto de Carvalho Francisco Soares.

O pró-reitor, professor Jamal Chaar, em pronunciamento, disse que a Universidade Federal do Amazonas está orgulhosa de entregar à sociedade amazonense, 22 novos bacharéis dos cursos de Ciências Contábeis e 18 de Ciências Econômicas, com a missão cumprida com excelência e qualidade no ensino, destacou o pró-reitor, professor Jamal que pontuou que isso foi graças ao esforço e investimento realizado ao longo dos anos nessa Instituição. Em seguida, parabenizou os professores e técnicos administrativos pelo cumprimento desta missão que envolveu um trabalho árduo para que a Universidade atingisse esses resultados.

Ele enfatizou que a Universidade se orgulha e está ciente que entregou um bom produto a sociedade. “Nós continuaremos de portas abertas ofertando os Programas de Pós-Graduação que é uma excelente oportunidade de continuar a formação, se especializando em áreas especificas”, disse Jamal Chaar.

Para o diretor da FES, professor Luiz Augusto Soares, a Faculdade de Estudos Sociais está feliz por mais uma vez entregar à sociedade duas turmas dos cursos de Ciências Contábeis e Econômicas. Ele enfatizou que as duas turmas são a elite dessa área de conhecimento no Amazonas, assegurando-os que tiveram acompanhamento dos melhores professores, ou seja, 14 profissionais altamente qualificados deram suporte à formação. De acordo com ele, o mercado de trabalho está absorvendo esses profissionais que estão ávidos para empreender nas suas profissões.

“Lembre-se da responsabilidade de levar o nome da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas ao mercado de trabalho. Isso irá permitir uma melhor formação profissional, pois passará 50, 70 anos, mas o “Dia da Formatura” jamais será esquecido”, completou o diretor.

O paraninfo da turma, professor Salomão Franco Neves, contou aos novos profissionais que a vida de professor é um verdadeiro momento mágico, porque quando o aluno ingressa na Universidade como calouro, ainda nos seus 16, 17 anos, tem-se a oportunidade de acompanhá-lo longos dos anos, o seu desenvolvimento de pensamento e das ideias. Com isso, o professor se considerou uma pessoa privilegiada no processo de formação intelectual do aluno.

“Na tomada de decisão, nós precisamos de ajuda, e os economistas e contabilistas devem ajudar-nos. O juramento da Contabilidade descreve a resolver problemas sociais e econômicos. Se não forem feitos os balanços e registros de forma adequada, a tomada de decisão e a avaliação dos custos e benefícios das decisões que tomamos ficarão altamente prejudicadas. E se um economista não consegue dizer aos clientes que existem custos de oportunidade,  os quais estão inseridos os financeiros, as pessoas também irão tomar decisões erradas”, expôs o paraninfo.

Confira a relação dos formados dos cursos de Ciências Contábeis e Econômicas da Faculdade de Estudos Sociais.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

1. ANA BRIGIDA MOURA RIBEIRO