Página inicial > Notícias Destaque > Ufam e Museu da Amazônia (Musa) assinam protocolo de intenções para desenvolver parcerias

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 11h22 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 15h28 | Acessos: 1002

Por Juscelino Simões

Ascom/Ufam

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) da Universidade Federal do Amazonas e o Museu da Amazônia (Musa) firmaram protocolo de intenções com o propósito de desenvolver parcerias em diversas áreas do conhecimento.

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, e o diretor do Museu da Amazônia (Musa), Ennio Candotti, assinaram nesta quinta-feira, 21, no gabinete do reitor, no prédio da reitoria da Ufam, no setor Norte do Campus Universitário, um protocolo de intenções com propostas de parcerias em regime de cooperação entre as duas instituições com garantias de que as ações serão executadas.

Foi apresentado ao reitor e ao diretor do Musa dez propostas de trabalho em cooperação envolvendo o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), três propostas, duas propostas estão sendo elaboradas pelo Icomp, propostas do grupo de Arquitetura (Núcleo de Arquitetura Moderna da Amazônia - Nama/FT) e propostas do Museu Amazônico da Ufam. As parcerias foram organizadas e apresentadas pelo assessor da ARII, professor Henrique Pereira.  Os dirigentes assinaram o protocolo de intenções e daqui pra frente novos acordos serão elaborados e executados.

“Nós temos à disposição, dois instrumentos para celebrar parcerias, acordos, entre outros, para trabalhos em regime de cooperação entre a Universidade e seus parceiros. Com o Museu da Amazônia nós vínhamos trabalhando com vários grupos dentro da Universidade, de diferentes institutos, faculdades, e cada um deles irá resultar em um acordo de cooperação técnica específico, mas hoje o que fizemos foi um documento que chama-se protocolo de intenções, que é um termo de compromisso da Ufam e do Musa de que esses projetos venham a ser executados. Hoje apresentamos dez propostas de trabalhos que envolvem faculdades, institutos (Icomp, ICB, Museu Amazônico, Núcleo de Arquitetura). Hoje o reitor, professor Sylvio Puga, e o diretor do Musa, Ennio Candotti, assinaram esse protocolo de intenções e daqui pra frente vamos continuar preparando esses novos dez  acordos sendo que cada um deles será um novo projeto desenvolvido com o Musa”, afirmou o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, Henrique Pereira.

O diretor do Museu da Amazônia (Musa), Ennio Candotti, afirmou que a parceria com a Ufam trará mais divulgação científica da Amazônia. “Não é uma declaração de paixão recíproca. É uma declaração que vamos fazer todo o possível para que a divulgação científica seja fortalecida. A parceria deve aumentar a visitação no Musa em função da credibilidade dos pesquisadores da Ufam e com isso valorizar a biodiversidade, a botânica e o imenso serviço que as plantas nos oferecem”, disse.

“É uma honra para nós assinar esse protocolo de intenções com o Museu da Amazônia. É um ambiente que estará à disposição de nossos pesquisadores para novas descobertas. Espero que os projetos multidisciplinares resultem em melhoria da qualidade de vida da população e manutenção do meio ambiente preservado. Fico feliz pela parceria”, destacou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.