Página inicial > Notícias Destaque > I Seminário Nacional de Memórias das Artes na Amazônia tem início com inaugurações e conferência

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 09h26 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2023, 11h50 | Acessos: 571

Por Rosiel Mendonça - Faculdade de Artes (FAARTES)

A Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) realizou, nesta quinta-feira (21/9), a abertura solene do I Seminário Nacional de Memórias das Artes na Amazônia, no Auditório Rio Solimões, setor Norte do campus universitário. A programação do dia iniciou com uma apresentação do Coro de Câmara de Manaus, sob a regência do maestro Hermes Coelho, com preparação vocal do professor Sergio Anders e acompanhamento do professor João Gustavo Kienen ao piano.

A mesa de honra contou com a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Adriana Malheiro, representando o reitor Sylvio Puga; do diretor da Faartes, João Gustavo Kienen; da Assessora da Presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Simone Eneida Baçal de Oliveira, representando a diretora-presidente Márcia Perales; e da Coordenadora Acadêmica da Faartes, Lucyanne de Melo Afonso.

Na sequência, o mestre em Música Adriano de Castro Meyer proferiu a conferência “A música nos centros de memória”. O convidado é funcionário do Serviço de Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros, vinculado à Universidade de São Paulo (IEB/USP), sendo responsável pelo processamento técnico da documentação musical custodiada na instituição.

Laboratório

O reitor Sylvio Puga prestigiou o primeiro dia de programação do Seminário Nacional de Memórias das Artes na Amazônia, na quarta-feira (20/9), que teve início com a inauguração do Centro de Documentação e Memória da Cultura na Amazônia (Cedomca). Localizado no 1º andar do Centro de Convivência do Setor Norte, o local funcionará como um laboratório da Faculdade de Artes dedicado a atividades de ensino, pesquisa e extensão, acessível a toda a comunidade.

O acervo do Cedomca é composto por livros da área de Artes, coleção de vinis, documentos do antigo Departamento de Artes e parte do acervo da artista Bernadete Andrade, que foi professora da Ufam. O espaço está equipado com computadores para pesquisa e ilhas para tratamento do material sob a custódia do Cedomca. A reestruturação do laboratório teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Exposição

O primeiro dia do Seminário também incluiu a abertura da exposição “Panorama do Ensino da Música no Amazonas no Século XX”, na Galeria de Arte da Ufam (GAU). A mostra é fruto de pesquisas de iniciação científica orientadas pela professora Lucyanne de Melo Afonso e contempla, ainda, uma linha do tempo sobre a trajetória das Artes no ensino superior na Ufam.

Para a exposição, o Centro de Artes da Ufam (Caua) cedeu cinco obras do seu acervo de Artes Visuais (Otoni Mesquita, Bernadete Andrade e Iva Tai, que foram docentes da Faartes) e instrumentos musicais do antigo Conservatório Joaquim Franco. A mostra ficará em cartaz até 20 de outubro e a visitação pode ser realizada de segunda a sexta, das 14h às 17h30, com possibilidade de agendamento de turmas pela manhã.