Página inicial > Notícias Destaque > Ufam diploma 16 novos profissionais do Icomp em cerimônia de outorga de grau

Ufam diploma 16 novos profissionais do Icomp em cerimônia de outorga de grau

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2023, 16h10 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 16h39 | Acessos: 686

Estudo permanente, que garante a atualização de conhecimentos e é um diferencial no mercado de trabalho, foi à tona durante a solenidade de outorga de grau dos novos profissionais do Icomp

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Os formandos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), participaram da solenidade de outorga de grau, do segundo semestre letivo do ano de 2022, realizada no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário. O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a cerimônia de colação de grau e esteve acompanhado do diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio.

Para o reitor, professor Sylvio Puga, durante seu pronunciamento, dá importância à inclusão digital e social e faz um paralelo mencionando a luta diária pela melhoria da assistência estudantil do aluno de graduação da Ufam. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela professora Karime Bentes, diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), pelas conquistas e melhorias nesse campo de atuação.  Mais adiante, ele referencia à discussão colocada pelo professor Edileno Moura, quanto a atualização constante dos profissionais.

“O término de mais uma etapa não é sinal de finalização, mas, o início de outra etapa com mais exigências e desafios, o que faz da Universidade uma instituição de portas abertas aos egressos para cursar os programas de pós-graduação de mestrado ou doutorado”, completou.

Ele acredita que os novos profissionais são mais ativos, devendo lembrar sempre que estudaram na melhor Universidade do Brasil. Sylvio Puga reforçou ainda aos alunos o orgulho de ter estudado no Instituto de excelência da Ufam, o único que tem um programa de pós-graduação com nota 6. Para o reitor, isso não é obra do acaso, mas é uma obra de ação conjunta de professores que planejaram há vinte anos com a intenção de chegar à meta com nota 7, conforme avaliação da Capes.

O diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio, inicia seu discurso dizendo aos novos profissionais que a celebração não é somente deles, mas de todos envolvidos no processo e suas formações. “Para chegarmos até aqui, foram necessários vários esforços conjuntos, afinal, o caminho da aprendizagem não é trilhado sozinho. Ele é um processo de troca, relações, construções coletivas e processuais”, expôs o diretor do Icomp.

O paraninfo e coordenador do curso de Engenharia de Software, professor André Luiz da Costa Carvalho, falou das dificuldades durante o período de formação em que os alunos e professores passaram por circunstâncias jamais enfrentadas, principalmente na pandemia do Covid-19.

O paraninfo do curso de Ciência da Computação, professor Edileno Silva de Moura, durante discurso, disse aos novos profissionais que eles são vitoriosos, em razão de enfrentar novos desafios no processo de ensino e aprendizagem durante a Covid-19. “Perdemos a nossa convivência tradicional, foi um período duro”, explicou Edileno Moura.

Confira a lista dos formandos do Icom:

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

1. BRENDA AGUIAR OLIVEIRA