Cerimônia de outorga de grau licencia novos profissionais em Artes na Ufam
Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom
A cerimônia de outorga de grau para 10 licenciados em Artes (Música e Artes Visuais) da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) do semestre do ano de 2022 aconteceu nesta terça-feira (12/09), no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário. A sessão solene foi presidida pelo titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor David Lopes Neto, representando o reitor, professor Sylvio Puga, acompanhado pelo diretor da Faartes, professor João Gustavo Kienen.
Em pronunciamento, o pró-reitor, professor David Lopes, disse após cumprimentar autoridades e público presente, parabenizou pais e parentes dos formandos. “Falar em Artes (música e artes visuais) é encantador”, disse Lopes que acredita que a Faartes da Ufam entrega a sociedade licenciados de alto padrão profissional. Segundo ele, no mundo do trabalho em Arte (Educação/Cultura), os novos profissionais almejam serem educadores tanto no Amazonas quanto no Brasil, ensinando novas aprendizagens de ensino.
“As Artes são multifacetadas e agregam valores. Os artistas aqui formados levam da Academia, os valores da sabedoria, do conhecimento, da ética e da moral. O altruísmo aqui mencionado pelo amor ao próximo se colocará a favor das Artes produzida por esses profissionais que absorverão novas aprendizagens, que esse novo modo de ser, voem como águias, voem para o sucesso”, expôs David Lopes.
Gustavo Kienen, diretor da Faartes, deu importância aos três categorias que compõem a Universidade: docente, discentes e técnico-administrativo que sem eles não seria possível realizar um evento de tal magnitude. “Sem essas três categorias atuando, a aprovação dessa cerimônia não seria possível”, disse Kienen. O diretor recomendou o retorno dos novos licenciados para se qualificar nos programas de pós-graduação da Universidade; além disso, promovam a essência do artista e do arte-educador, atuando com a mesma sensibilidade junto a sociedade.
“A gente sabe que o ensino de Artes é uma ferramenta transformadora, atuando como uma mágica instantânea, mas, pois, estudamos uma maneira de ensinar, de se materializar numa linguagem artística, de produzir, de se expressar e de reconhecer em cada pessoa, o potencial como ser humano”, disse o diretor.
Na sequência, os paraninfos dos cursos da Faartes, professores Roberta Paredes (Artes Visuais) e Renato Antonio Brandão Medeiros (Música) apresentaram seus discursos durante a cerimônia.
Acesse a lista dos formandos da Faculdade de Artes (Faartes):
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
ERICK DE OLIVEIRA XAVIER
FRANKELLY AGUIAR XAVIER
JOÃO VIEIRA PALHETA FILHO
LÍLIAN FREIRE NORONHA
MANUELLA NOGUEIRA CAVALCANTE
SUELLEN GONCALVES RAMIRES
LICENCIATURA EM MUSICA
DAFFNE FRANCO DA PENHA
MIGUEL ALEXANDRE DA COSTA DOS SANTOS
PRICILA BRUNA DE JESUS CAVALCANTE BRUNO
SANDY HELOÍSA DE LIMA PEREIRA
Redes Sociais