HUGV/Ufam/EBSERH promove, de 27 a 29 de setembro, a 10ª Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental
Mentoria de startups na área de saúde, serviços e produtos de saúde com aplicação de Inteligência Artificial e estratégias para oferecer atendimento de excelência às populações amazônicas estão entre os assuntos da programação do evento, que está com inscrições abertas no site X Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), através do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), filiado à rede hospitalar Ebserh, promove, de 27 a 29 de setembro, a X Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental.
Com o tema “Pesquisa, Ensino e Saúde: um olhar voltado para a população amazônica, a Jornada tem como objetivo promover a integração entre profissionais, estudantes e pesquisadores da área da saúde, bem como discutir os desafios e as perspectivas para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população amazônica.
Fórum sobre as peculiaridades das populações amazônicas
A superintendente em exercício do HUGV/Ufam/EBSERH, cardiologista Tatiane Lima Aguiar, destaca a relevância do evento para estudantes e profissionais da área da saúde. “A jornada será um fórum para discussão de temas científicos atuais na saúde da população amazônica, que possui suas peculiaridades. Permitirá a divulgação e a troca de experiências das iniciativas de pesquisa e ensino no contexto amazônico, além de ser vitrine para a produção científica local, com apresentação de trabalhos originais relacionados à temática proposta”, afirma a gestora.
Evento multidisciplinar
A presidente do evento, Maria Elizete Araújo, ressalta que foram convidados os mais destacados profissionais da área da saúde do país para proporcionar aos participantes conhecimentos sobre os mais recentes avanços na área. “O evento tem caráter multidisciplinar. A Jornada tem o diferencial de juntar palestrantes da área de pesquisa clínica, especialistas em agregar Inteligência Artificial na predição de resultados clínicos de saúde e ampliar o debate para inclusão de assistência remota, via Telessaúde, às populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas”, detalha.
Programação científica
Entre os temas abordados no evento estão a Inteligência artificial no sistema de saúde da Amazônia e a apresentação de modelos inovadores de triagem clínica. A palestra magna do evento, intitulada “Pesquisa, ensino, saúde e meio ambiente: um olhar voltado para a população amazônica” será proferida pelo Secretário de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde e ex-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), doutor Cleinaldo de Almeida Costa.
A vice-reitora da Ufam, professora Terezinha Fraxe, participa da Jornada, no dia 28 de setembro, como debatedora na mesa-redonda intitulada “Estratégias para a inclusão das populações indígena, ribeirinha e quilombola na saúde e na sustentabilidade ambiental”, juntamente com o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena da Fiocruz, André Corrêa Mura.
Além das mesas-redondas, painéis e palestras, a programação científica conta ainda com a apresentação de pôsteres e comunicações orais. Confira a programação completa.
Inscrições
Interessados em participar do evento podem fazer a inscrição, nas modalidades de estudante de graduação e profissional de nível superior, no site da X Jornada da Amazônia Ocidental
Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3305 4797, e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e site.
Redes Sociais