Página inicial > Notícias Destaque > Nota de pesar: pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, profa. Dra Selma Suely Baçal de Oliveira

Publicado: Domingo, 27 de Agosto de 2023, 07h38 | Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 06h56 | Acessos: 5881

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) comunica, com grande pesar, o falecimento da professora Selma Suely Baçal de Oliveira neste sábado, 26 de agosto de 2023. A professora ingressou na Ufam como docente da Faculdade de Educação (Faced) e esteve à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduiação (Propesp) por duas gestões: na da ex-reitora Márcia Perales, entre 2009 e 2013 e nas duas gestões do atual reitor, professor Sylvio Puga, de 2017 até este ano, 2023.
Neste momento de luto, a Administração Superior, a comunidade acadêmica da Faced e, sobretudo, os amigos docentes e técnico- administrativos se solidarizam à família e agradecem o importante trabalho desenvolvido pela profissional, como pesquisadora, gestora e militante defensora da educação de qualidade.

Administração Superior manifesta pesar

O reitor, prof. Sylvio Puga e a vice-reitora, profa. Teca Fraxe, manifestaram seu pesar, e destacaram a atuação da profa. Selma Bacal em toda  sua trajetória na Ufam, e nos últimos seis anos, à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, com inúmeros avanços para a Instituição.

Trajetória acadêmica

A professora Selma Baçal ascendeu à professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e era Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Nasceu no estado do Amazonas, no Município de Manaus, em 2002 recebeu o título de Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Suas pesquisas se voltaram para os temas relacionados a Estado, Sociedade e Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Trabalho e Relação Público/Privado em Educação.
Autora de quatro livros e diversos artigos em periódicos e esteve na liderança do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação, certificado pelo CNPq. Exerceu o cargo de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam. Esteve, em 2020, como Academic Visitor na University of Oxford, desenvolvendo pesquisa junto ao Latin American Centre sobre o "Retorno às Aulas na Educação Básica no Amazonas/Brasil e os Impactos da Pandemia da Covid-19".
A professora Selma graduou-se em Pedagogia pela Ufam (1991), concluiu o mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, em 1997. Atuou no curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam, em que orientou discentes de mestrado e doutorado. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam (2008/2009). Foi eleita Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, cumprindo mandato de Julho/2009 a Junho/2013. Exerceu a Direção da Faculdade de Educação da UFAM entre 2014 e 2017. Desenvolveu estudos, também, nos temas: Financiamento e Administração da Educação Pública; Sociologia do Trabalho; Qualificação Profissional; Novas Tecnologias, Formação para o Trabalho e Qualificação dos Trabalhadores.

Velório e sepultamento

O velório aberto aos amigos e colegas se dará até as 16h de domingo, 27. O sepultamento será no cemitério São João Batista.

Decreto de luto oficial

Aqui.