Reitor da Ufam participa de evento com ministro da Educação, Camilo Santana, em Manaus
Carla Santos
Equipe Ascom
Na presença dos 62 prefeitos do Estado, do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do governador do Amazonas e convidados, o ministro da Educação, Camilo Santana anunciou ações para reforçar a qualidade do processo de alfabetização de crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, beneficiando 360 mil alunos das redes estadual e municipal do Amazonas.
A iniciativa integra a Política de Alfabetização do Amazonas, que compõe o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA). A cerimônia de lançamento do “Amazonas + Alfabetizado”, como foi batizada a ação principal, aconteceu nesta terça-feira (22), no Centro de Convenções do Amazonas - Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus.
Em termos práticos, a execução do programa arregimenta o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar; e as prefeituras, por meio de suas secretarias municipais de educação.
Adesão a programas federais
O ministro da Educação, Camilo Santana, formalizou junto ao governo do Estado, a adesão aos programas: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica; e Programa Escola em Tempo Integral, que integram o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Agenda em Brasília
Ainda nesta terça-feira, 22, o reitor da Ufam segue para Brasília, para cumprir agenda na capital federal, com intuito de tratar de demandas da instituição também junto ao Ministério da Educação e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Redes Sociais