Página inicial > Notícias Destaque > Apresentação da Política de Gestão de Riscos congrega gestores de unidades acadêmicas e administrativas da Ufam

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2023, 15h43 | Última atualização em Terça, 18 de Julho de 2023, 16h11 | Acessos: 636

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

Na tarde desta segunda-feira (17/7), a vice-reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Therezinha Fraxe, presidiu reunião presencial e on-line, para falar da nova etapa de aferição da Política de Gestão de Riscos, que reuniu gestores das unidades acadêmicas e administrativas, com o objetivo de alinhar as ações de governança quanto à gestão de riscos na Universidade. O evento ocorreu na Sala de Reunião, no prédio da Administração Superior, setor Norte do Campus Universitário.

De fundamental importância para a Ufam, a Política Gestão de Riscos refere-se ao processo para administrar, identificar, avaliar e controlar potenciais eventos ou situações, e assim fornecer razoável certeza quanto ao alcance dos objetivos estratégicos da organização. Por isso, ela consiste numa nova forma de organizar os processos existentes. Risco é algum evento que pode ocorrer e prejudicar o alcance dos objetivos que a Ufam se propõe a atingir. Gerir esses riscos significa então identificá-los, avaliá-los e escolher o melhor tratamento (controle interno) para reduzi-los. Assim, a Ufam aumentará sua capacidade interna de alcançar seus objetivos e entregar seus serviços à sociedade (governança).

O desenvolvimento de novos processos da Gestão de Riscos, diante de uma realidade diversa e singular presente na Universidade, permitirá melhor planejamento de ações. A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, disse que o processo de Gestão de Riscos vem sendo construído há dois anos e que este, por sua vez, está se aperfeiçoando e aprimorando suas ações de governança, gestão de riscos, integridade e controle.

Considerando a necessidade de aprimoramento contínuo dos processos de controle interno e com o intuito de modernizar o processo de Gestão de Riscos, a Ufam aderiu à Plataforma For que contempla um conjunto de soluções como ForPDI e ForRisco. Com a utilização da ferramenta ForRisco espera-se aprimorar a análise, o planejamento e o monitoramento dos riscos institucionais. Além disso, as ferramentas ForRisco e ForPDI são integradas permitindo assim a vinculação de um risco a um objetivo estratégico.

Durante a reunião, foi distribuído o Manual de Gestão de Riscos da Ufam que tem como objetivo facilitar, de forma simples e rápida, o entendimento dos principais conceitos e diretrizes necessários para o gerenciamento dos riscos institucionais e para utilização da ferramenta ForRisco. Fraxe entende que o manual irá contribuir de forma efetiva junto às unidades acadêmicas e administrativas para que estas possam se fortalecer com intuito de construir uma rede.

Nesse sentido, ela conta que com isso, a Universidade se prepara para a realização de um grande Simpósio que visibilizará aspectos singulares das pró-reitorias, dos órgãos suplementares e das unidades acadêmicas nos últimos dois anos, em razão da instituição ficar localizada na maior área bio-sociodiversidade do planeta.

Estando à frente dos Processos da Gestão de Riscos, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) percebeu que a Gestão de Riscos implantada até então, estava em estado cartorial, ou seja, estava apenas reproduzindo procedimentos oriundos da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Conta da União (TCU). Nesse sentido, a titular da Proplan, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, disse que a instituição precisa inovar nos processos de Gestão de Riscos e, para tanto, a Proplan está visitando todas Unidades para adequação, a partir de entendimento real dos riscos que estão no dia a dia, das Unidades acadêmicas e das Administrativas.

De certa forma, isso fará com que o gestor possa compreender e analisar o ambiente em que está inserido, questionando quanto aos problemas a serem enfrentados, disse a pró-reitora que acredita que o Manual Gestão de Riscos foi transcrito de maneira clara e objetiva para que os gestores da Unidades possam identificar o problema de forma imediata.

“O manual já é um processo para que nós possamos alinhar percepções no âmbito da Ufam, do que é uma Gestão de Riscos? A partir da identificação de riscos estabelecer ações que possam mitigar esses riscos”, completou Glória Vitório.

A professora Ângela Bulbol, pró-reitora de Administração e Finanças (Proadm), disse que o modelo de governança, atualmente, no serviço público impõe decisões institucionais como foi demonstrado na reunião. Essa foi uma decisão que a Universidade tomou, estratégica para criar instrumentos e ferramentas que apoiam os gestores de todas as unidades da Universidade a monitorar e entender o que se trata, assim como, analisar suas condições de riscos, argumentou Ângela Bulbol.