Página inicial > Notícias Destaque > Professor Emersom Silva Lima, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, vai compor comitê do CNPq

Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2023, 14h19 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 09h16 | Acessos: 1147

Por Juscelino Simões

Ascom/Ufam

O professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas, Emersom Silva Lima, foi indicado para fazer parte do Comitê de Assessoramento Científico da área de Farmácia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

Após reunião realizada no dia 14 de junho de 2023 no Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o professor titular do curso da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam, Emersom Lima, foi indicado para compor o Comitê de Assessoramento de Farmácia (CA-FR), com mandato de 1º de julho a 30 de junho de 2026.

O perfil acadêmico do docente foi preponderante para ocupar tão relevante posto, poucos cientistas do Norte do Brasil ocupam ou ocuparam essa posição no Comitê de Assessoramento de Farmácia. O pesquisador é bolsista de produtividade 1D do CNPq e tem se dedicado à pesquisa em doenças metabólicas e ativos da biodiversidade amazônica. Pesquisa antioxidantes de origem natural e produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e também na área de dermocosméticos. Tem coordenado projetos financiados por agências oficiais de incentivo à pesquisa e publicado diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais em colaboração com diversos pesquisadores. É revisor de periódicos científicos na área de bioquímica e farmacologia.

“É uma indicação importante porque o Emersom Lima é um professor PQ (professor de produtividade e pesquisa do CNPq) e que é o único que foi indicado para fazer parte do comitê de assessoramento do CNPq na região Norte na área de farmácia. Ele vai participar de decisões importantes do CNPq que podem beneficiar nossa região, uma vez que ele vai poder levar nossos problemas, nossas situações, para que sejam discutidas junto ao Comitê. Isso implica em melhoria em editais, em bolsa produtividade, esses processos de seleção que são desenvolvidos pelo CNPq”, destacou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Adriana Malheiro.

CNPq

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país, oferecendo várias modalidades de bolsas aos alunos de graduação e pós-graduação.