Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam recebe visita de comitiva do Instituto Sociocultural Brasil/China
Início do conteúdo da página

Ufam recebe visita de comitiva do Instituto Sociocultural Brasil/China

Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2023, 09h38 | Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2023, 11h37 | Acessos: 595

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

 

O reitor Sylvio Puga e o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professor Henrique Pereira, receberam a visita da comitiva do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina). O encontro, que teve por objetivo o estabelecimento de futuras parcerias, ocorreu na manhã de sábado, 8, no gabinete do reitor, na reitoria da Ufam, localizada no setor Norte do campus universitário de Manaus. 

Os visitantes vieram para a cidade para participar da oficialização da criação da Frente Parlamentar Brasil-China-Amazonas da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) formalizada na quinta-feira, 6, na Aleam. Conhecedor da relevância da Universidade para o Estado e para a região, o presidente da Ibrachina, Thomas Law, veio ao campus para conhecer a Ufam pessoalmente e conversar sobre possíveis acordos de cooperação entre as duas instituições.

“É a minha primeira vez aqui na Universidade e para mim foi uma grande alegria falar com o professor Puga e com o professor Henrique e saber que já tem um convênio com uma universidade chinesa. A nossa ideia, via Instituto Ibrachina e também com a Frente Parlamentar Amazonas-China, é fortalecer a área acadêmica, então, realmente é importante ofertar os cursos de mandarim, é muito importante a gente poder fazer esse intercâmbio com as universidades chinesas, a pesquisa em diversas áreas do conhecimento também. O professor Henrique falou da área da saúde, e tem outras em que a gente pode, em conjunto, desenvolver esse ambiente de inovação. E também convidar empresas brasileiras e chinesas a participarem desse encontro, desse fórum, e desse seminário que queremos promover aqui na Universidade”, declarou Thomas Law. 

O grupo conversou sobre a já existente parceria chinesa, por meio do Instituto Confúcio, firmada pelo próprio professor Puga em 2017. Foram expostos os obstáculos à continuidade da oferta de aulas de mandarim para a comunidade acadêmica e as alternativas para a retomada do serviço com o apoio do Ibrachina. “Nós vamos estreitar nossas relações, que já temos, com universidades chinesas a partir do Ibrachina e fazer com que nós possamos não só retornar às atividades do Instituto Confúcio, mas abrir o maior leque de possibilidades em parcerias de pesquisa, de mobilidade estudantil, de ações conjuntas entre as universidades, para que a gente possa cada vez mais levar o nome da Universidade Federal do Amazonas para o mundo, principalmente, para uma área nova tão importante quanto a Ásia”, destacou o professor Sylvio Puga. 

Após semanas cumprindo agenda internacional, com representantes oficiais e acadêmicos de diversos países, o reitor avalia positivamente esse novo momento da Instituição. “Tivemos aqui atividades com entidades francesas, recebemos representantes da Colômbia e do Peru, também de Portugal, agora da China, então, é um momento de muita efervescência da internacionalização da nossa Universidade e, para mim, é motivo de muita satisfação poder viver isso junto com os profissionais da Arii e da comunidade da Ufam, trabalharmos para a maior internacionalização da nossa marca que é a Universidade Federal do Amazonas. Serão, certamente, novas oportunidades para os nossos alunos, pesquisadores e técnicos. Muita coisa boa a ser construída”, expôs. 

Ensino de Mandarim na Ufam

De acordo com o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professor Henrique Pereira, a Universidade tem interesse em retornar o ensino de mandarim, contudo, devido à legislação atual, isso tem sido impedido. “A questão chave para que a Universidade possa voltar a ofertar mandarim é nós encontrarmos os patrocinadores que irão trazer os professores leitores. A condição é que, como eles serão professores leitores, eles não poderão ter um vínculo com a Universidade. Por isso, a Ufam precisa ter um parceiro, um patrocinador, que viabilizará a estada dos professores. E a vinda da Frente Parlamentar Brasil-China foi uma oportunidade de nós apresentarmos essa demanda”, declarou.

Ainda segundo o professor Henrique, a Instituição está acompanhando o crescente interesse da comunidade pelo aprendizado do mandarim. “Quando nós ofertamos pela primeira vez, havia um grande interesse pelo idioma. Nós, além de termos empresas chinesas no polo incentivado de Manaus, a própria comunidade universitária tem essa avaliação de que adquirir o idioma de mandarim como uma segunda língua abre mercados de trabalho e essa tendência é cada vez maior porque hoje a China já é o maior parceiro comercial do Brasil, então, certamente, haverá oportunidades de trabalho para os profissionais que dominam o idioma. A Universidade sabe dessas questões e faz um esforço muito grande para oferecer o ensino da língua”, concluiu. 

Thomas Law e o Amazonas

O presidente do Ibrachina, Thomas Law, visitou o Estado para receber a Medalha Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas na sexta-feira, 7. A homenagem foi feita em razão de sua contribuição na promoção do intercâmbio cultural entre o Brasil e a China. Law também foi condecorado com o título de Cidadão do Amazonas em dezembro de 2022 por sua atuação durante a crise de oxigênio em Manaus, em janeiro de 2021. Ele organizou a entrega de mais de 1.700 cilindros de oxigênio para a população.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página