Página inicial > Notícias Destaque > Ufam recebe visita do embaixador e do cônsul do Peru

Ufam recebe visita do embaixador e do cônsul do Peru

Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2023, 10h24 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 11h02 | Acessos: 627

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, e o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii), professor Henrique Pereira, receberam a visita de cortesia do embaixador peruano Rômulo Acurio e do cônsul-geral do Peru em Manaus Pedro Júlio Díaz Vargas na manhã de terça-feira, 4. O encontro ocorreu no gabinete da gestora da Universidade, na reitoria, e teve o objetivo de conhecer a Instituição e estreitar os laços para futuras parcerias entre instituições peruanas e a Ufam.

Durante a reunião, os quatro conversaram sobre a possibilidade de estabelecer parcerias com diversas instituições do país andino, tendo os representantes diplomáticos como mediadores. “A Universidade Federal do Amazonas, com esse encontro, começa a cumprir algumas pautas ainda de campanha, que é essa relação mais próxima que é a mobilidade e a internacionalização com a América Latina e com os nossos vizinhos, que são a Colômbia, o Peru e a Venezuela. Portanto, essa reunião de hoje nos traz perspectivas de um conhecimento maior para os antropólogos, os sociólogos, os historiadores, os ecólogos, as ciências ambientais, as ciências da terra e da água, entre outras. Porque o que o embaixador propõe como essa cordialidade e essa parceria entre os dois países? A ciência em todos os campos”, expôs a gestora.

Rômulo Acurio assumiu o cargo de embaixador do Peru no Brasil há pouco mais de um ano e tendo como um dos objetivos na pauta bilateral a integração fronteiriça, além do Amazonas, o Acre é o outro estado brasileiro a fazer fronteira com o país que abriga a nascente do Rio Amazonas. “Como embaixador do Peru, é a minha primeira vez aqui em Manaus e na Ufam. Agradecemos muito à senhora vice-reitora e ao senhor diretor de Relações Internacionais. Vamos desenvolver vários projetos de cooperação com as instituições peruanas em matéria de pesquisa científica, mas também de cultura e arte”, comentou o diplomata. “Queremos agradecer muito às autoridades da Ufam. Eu, como cônsul do Peru em Manaus, vou apoiar todas as iniciativas de cooperação entre o Peru e o Brasil e também os projetos como os que o senhor embaixador falou. Eu acho que vamos desenvolver uma parceria bem importante para os dois países”, declarou Pedro Júlio Díaz Vargas.

Internacionalização na Ufam

De acordo com o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professor Henrique Pereira, a Universidade voltar a receber a visita de representantes internacionais é reflexo da política brasileira. “O governo atual tem colocado a Amazônia como o centro das atenções novamente e também isso tem a ver com a proximidade de dois grandes eventos na região: a cúpula dos presidentes do Tratado de Cooperação Amazônico, que vai acontecer Belém, neste ano, e obviamente que isso é um novo fôlego para o tratado de cooperação; e, daqui a um ano e meio, dois anos, a COP de Belém [Conferência das Partes, da Organização das Nações Unidas], a conferência do clima, então, esses eventos políticos que envolvem as organizações multilaterais colocam a região no foco das atenções e as autoridades acadêmicas, diplomáticas, também se mobilizam”, registrou. “Então, essa semana, assim como tivemos a visita de cortesia do embaixador e do cônsul do Peru, nós vamos receber a reitora da Universidade Nacional da Amazônia, da Colômbia, e vamos, em breve, para um grande evento em Letícia, das três universidades: Unal [Universidade Nacional da Colômbia], Unap [Universidade Arturo Prat do Estado do Chile] e Ufam. Realmente, esse é um momento importante e a Universidade tem se mostrado atenta, interessada e com uma organização atraente aos parceiros internacionais e, de fato, não só pela nossa posição geográfica, mas a Universidade Federal do Amazonas também é percebida pelos parceiros como uma organização estratégica na região, não só os parceiros da América Latina, mas do mundo todo”, completou.

O assessor relatou ainda outras parcerias que estão sendo firmadas que irão ampliar as oportunidades de formação para os membros da comunidade acadêmica da Ufam. “Esta semana nós vamos reatar as negociações para a volta do ensino de mandarim na nossa Universidade, então, muito em breve iremos receber a visita das autoridades da China. Nesse momento a Universidade está recebendo o evento de todos os parceiros da França na Amazônia e isso também é reflexo do movimento para a Cúpula, o presidente da França tem uma proposta a fazer aos presidentes dos países amazônicos, embora a Guiana Francesa não seja parte do Tratado de Cooperação Amazônico, é um território que é parte da França na Amazônia, então, com os parceiros que o Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento da França tem, por exemplo, a Ufam, nós somos uma plataforma para o governo da França oferecer ajuda, apoio, propostas para o Tratado de Cooperação Técnica. Então, a Ufam tem que fazer um bom proveito da sua história, do seu potencial e da nossa posição tanto política quanto geográfica, no coração da Amazônia”, finalizou.