Página inicial > Notícias Destaque > Acordo de cooperação entre Ufam e o Instituto Francês de Pesquisa (IRD) é renovado em evento

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2023, 15h23 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2023, 08h10 | Acessos: 1106

Por Juscelino Simões

Ascom/ufam

O Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) renovou acordo de cooperação com a Universidade Federal do Amazonas em evento na Ufam. A assinatura do acordo aconteceu nesta manhã de segunda-feira, dia 3, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, no setor Sul do Campus Universitário com o reitor da Ufam, Sylvio Puga, e o vice-presidente do IRD, Gilles Pécassou.

A Universidade Federal do Amazonas assinou um protocolo de intenções com o Instituto Francês de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD), importante Instituto francês de pesquisa e desenvolvimento, ao qual tem um acordo de parceria de 20 anos, para delinear diversos projetos para o trabalho de cooperação. O esboço dos projetos em cooperação serão discutidos durante o ‘Workshop da Amazônia’ que teve a abertura ocorrida nesta segunda-feira, 3, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, no setor Sul.

A abertura do evento contou com a participação do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do vice-presidente do IRD, Gilles Pécassou, do coordenador técnico da ILMD/Fiocruz Amazônia, José Joaquin Carvajal Cortes, e do chefe do Departamento de Recursos Hídricos do CPRM, Frederico Peixinho.

O Instituto Francês de Pesquisa (IRD) para o Desenvolvimento organizou o ‘Workshop da Amazônia’ nos dias 3, 4 e 5 de julho em Manaus com o objetivo de definir uma estratégia científica para o Instituto e os seus parceiros, baseada nas expectativas dos parceiros e dos governos e discutida com alguns financiadores. Também elaborar uma ‘Declaração de Manaus para a pesquisa compartilhada na Amazônia’ em conjunto com a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que poderá ser apresentada na cúpula dos chefes de Estado da Amazônia prevista para o início de agosto em Belém.

O evento terá cinco mesas-redondas em torno dos ‘desafios científicos’ para os quais o IRD pode contribuir transferindo experiências, conhecimentos e competências para os países da região Amazônica. As mesas-redondas serão precedidas de apresentações de cientistas e de organizações governamentais e não governamentais para dar uma visão regional das questões abordadas em cada mesa e dos desafios a enfrentar nestas áreas.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, destacou a assinatura do protocolo com o IRD e a recepção de cientistas internacionais na Ufam. “Nós assinamos um protocolo de intenções com o IRD, um importante Instituto Francês de Pesquisa e Desenvolvimento, há 20 anos que a Ufam trabalha com esse Instituto e agora renovamos essa parceria. Além disso, acontece na nossa Instituição um evento com diversos pesquisadores franceses e brasileiros, particularmente da Ufam, onde vamos alinhavar diversos projetos para o trabalho de cooperação. Esse é um evento preparatório para reunião que vai acontecer em agosto dos presidentes da Amazônia Internacional, membros da OTCA. Então a Ufam está participando efetivamente desse processo com essa ação e outras que vão acontecer até o mês de agosto”, afirmou.

“O objetivo do evento foi trazer aqui para Manaus todos os nossos parceiros da região (do Equador, da Colômbia, da Guiana, do Peru e da Bolívia) porque temos antenas do Instituto em todos esses países que trabalham com autoridades locais. A ideia era trazer todo mundo aqui para dois dias de trabalho comum para ver quais são as prioridades científicas no futuro, com respeito à preservação da Amazônia, da biodiversidade, esse é o tema do Workshop regionalizado. Nesse contexto aproveitamos para assinar esse convênio com a Ufam, que é nossa parceira histórica de 20 anos. Nosso acordo de cooperação chegava ao seu final e com essa assinatura teremos mais cinco anos de cooperação, ficamos muito felizes”, ressaltou o vice-presidente do IRD, Gilles Pécassou.