Página inicial > Notícias Destaque > Ufam realiza abertura do evento que celebra os 30 anos de parceria com a Universidade do Porto

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 16h46 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2023, 09h41 | Acessos: 335

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou nesta segunda-feira, 26, solenidade de celebração dos 30 anos de parceria entre a Ufam e a Universidade do Porto ‘Parcerias interinstitucionais de caráter nacional e internacional’.

Por Juscelino Simões

Ascom/Ufam

A Universidade Federal do Amazonas realizou nesta segunda-feira, dia 26, a abertura do evento que comemora os 30 anos de parceria entre a Ufam e a Universidade do Porto. A abertura contou com a participação do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do diretor em exercício da FEFF, professor Tiótrefis Gomes Fernandes, da coordenadora do evento, professora Artemis de Araújo Soares, do professor emérito da Universidade de São Paulo, Valdir Barbanti e do professor Honoris Causa da Ufam, Roberto Gesta, que compuseram a mesa de honra de abertura.

A coordenadora do evento, professora Artemis Soares, afirmou da alegria de comemorar os 30 anos da parceria. “É uma alegria poder estar aqui neste momento para a celebração da parceria. É importante para nós que atuamos na docência, na pesquisa, na extensão, em todos os pilares que fazem a universidade, ter essa parceria de 30 anos”, disse.

O coordenador acadêmico e diretor em exercício da FEFF, professor Tiótrefis Fernandes, ressaltou a satisfação em participar do evento que celebra uma parceria de 30 anos. “É uma satisfação realizarmos um evento como este que celebra uma parceria de anos com a Universidade do Porto, mas também com outras parcerias nacionais. Para nós é um momento de celebração porque muito do que temos construídos tem parte dessas parcerias. Teremos a oportunidade de ouvir pesquisadores de outras universidades que vão agregar conhecimento aos participantes”, afirmou.

“É um momento de grande júbilo para a Ufam celebrar os 30 anos de parceria entre a nossa universidade e a Universidade do Porto que inicia com a FEFF e depois se expande para toda a Ufam e que é um momento de muita conquista para nós. Muitos mestres e doutores da Ufam foram formados pela Universidade do Porto, e ainda mantém ligações com aquela universidade no âmbito da pesquisa, na produção científica, e entendemos que é o momento de celebração institucional, tanto para Ufam, como para a Universidade do Porto”, destacou o reitor da Ufam, Sylvio Puga.

O professor da Universidade do Porto, Jorge Olímpio Bento, afirmou que a vigência do acordo de colaboração entre as duas universidades é uma história muito bonita. “Acho que é uma história muito bonita. A história da vigência deste acordo de colaboração na medida em que muita gente de um lado e do outro atravessou o Atlântico, aproximamos nossas instituições, aproximamos as cidades, construímos amizades, linhas de cooperação no plano acadêmico, muita gente de lá veio aqui fazer estágio, como daqui também foram para Portugal, de tal maneira que acho que somos duas instituições familiares, por isso digo que é uma história muito bonita. As pessoas daqui e de lá quando se juntam tem sentimento de fraternidade. A primeira vez que vim a Manaus foi em 1976 e o choque foi tão grande que prometi que nunca mais voltaria, por causa do calor, mas depois voltei inúmeras vezes com o ex-reitor da Universidade do Porto, Alberto Amaral, e me apaixonei. Manaus é uma cidade fantástica”, disse.