Página inicial > Notícias Destaque > Daest e PCU dão aval para ocupação da nova Residência Universitária de Manaus

Daest e PCU dão aval para ocupação da nova Residência Universitária de Manaus

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 17h48 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2023, 16h38 | Acessos: 1876

Daest informa lançamento de novos editais, inclusive para a Residência Universitária, para os meses de julho e agosto

Por Sandra Siqueira
Ascom Ufam

O Departamento de Assistência Estudantil (Daest) e a Prefeitura do Campus (PCU) deram a autorização para que os estudantes beneficiados pelo Auxílio Moradia possam realizar a ocupação da nova Residência Universitária de Manaus. Ao todo, 37 alunos recebem o benefício e podem se mudar para o novo lar já no próximo mês. De acordo com a PCU, a casa estará em plena condição de uso até o momento da ocupação. Daest anuncia ainda o lançamento de novos editais até o mês de agosto deste ano.

O Departamento de Assistência Estudantil (Daest), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), anunciou na tarde desta quinta-feira, 22, o prazo para lançamento dos editais de auxílios de assistência estudantil de 2023/2024. O destaque é o lançamento do primeiro edital de ocupação da nova Residência Universitária da Ufam em Manaus. De acordo com o informado, até o mês de agosto todos os editais estão disponíveis para participação dos alunos interessados.

Hoje, a Ufam, disponibiliza cinco modalidades de auxílios que beneficiam o corpo discente, como Auxílios Acadêmico e Moradia e Bolsa Permanência. Atualmente, mais de 2.500 estudantes são atendidos por meio dos auxílios. “Já estava previsto no planejamento anual do Daest, o lançamento dos editais entre os meses de julho e agosto, a depender dos trâmites internos do setor, mas até agosto no máximo, e nós estamos anunciando agora para que os estudantes tomem ciência e se preparem. Provavelmente, teremos os editais de Auxílio Acadêmico, Moradia, Residência Universitária e Creche para a capital", informou a diretora do Daest, professora Karime Bentes. “Todos os editais da capital estavam vigentes até julho, então, nós prorrogamos esses editais até novembro para que houvesse tempo hábil para os alunos se inscreverem, pleitearem novos auxílios e não ficarem desguarnecidos desses auxílios.

Pela primeira vez, o Daest fará a seleção para a ocupação das vagas da nova Residência Universitária da Ufam em Manaus. A diretora esclarece um ponto importante em relação ao número de vagas a serem disponibilizadas no edital. “O que a gente vai lançar é o número de vagas previsto no regimento da Residência, o que não será 100% em razão de o documento estabelecer vagas para hóspedes, em situação de trânsito ou emergência, além dos moradores selecionados”, disse. Lembrando que o local está preparado para receber até 112 estudantes, sendo quatro pessoas com deficiência.

A diretora do Daest revelou ainda que os estudantes uma vez contemplados com os auxílios não precisarão se submeter a nova seleção a cada ano, pois o benefício será renovado automaticamente até a conclusão da graduação. A medida foi tomada para evitar transtornos e garantir o apoio aos alunos que mantiverem o perfil para receber os auxílios. “O que a gente quer implementar a partir de agora é a permanência. O aluno só será desligado caso descumpra alguma regra do edital, principalmente do Runi, porque é a moradia dele. Queremos garantir que o estudante tenha assegurada a sua moradia e não se preocupe com isso a cada ano e isso até ele terminar o curso”, adiantou.

Já a Prefeitura do Campus (PCU) trabalha para que a Residência esteja completamente apta a receber seus primeiros ocupantes. “Estamos fazendo algumas atualizações em relação aos equipamentos porque eles ficaram parados e podem ter sofrido algum dano, então, estamos fazendo a manutenção e a revisão de cada um deles”, destacou o prefeito Milton Gomes de Oliveira Jr. “Em relação à segurança, que era outro ponto importante, a gente já tomou as providências necessárias. Haverá um segurança durante o dia e a vigilância noturna já é realizada”, finalizou.