Página inicial > Notícias Destaque > Ufam realiza cerimônia de abertura das atividades acadêmicas do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 09h37 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 15h20 | Acessos: 499

Solenidade marca o início das atividades acadêmicas do curso oferecido na modalidade on-line para 25 municípios do Amazonas, no âmbito do programa Reuni Digital

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Na noite desta segunda-feira, 19, foi realizada a cerimônia de abertura das atividades acadêmicas do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, no âmbito do programa Reuni Digital.

Transmissão ao vivo

A solenidade, que foi presidida pelo diretor do Centro de Educação a Distância (CED), professor João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues, foi transmitida ao vivo aos 25 municípios do Amazonas que aderiram ao acordo de cooperação técnica com a Ufam.

Vinculado ao Reuni Digital, programa do Governo Federal voltado para a expansão da educação a distância nas Universidades Federais, o curso é coordenado, na Ufam, pelo Centro de Educação a Distância (CED) e pela Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Combate à desigualdade de acesso à educação superior pública

Durante seu pronunciamento, o diretor do CED, professor João Victor Rodrigues destacou a importância do Reuni digital para combater a desigualdade de acesso à educação superior pública e de qualidade. “Hoje a Ufam tem muito orgulho de tê-los como alunos. Vocês passaram por uma grande concorrência e estão de parabéns pois, nem todos que quiseram, conseguiram uma vaga. Mas também quero ressaltar que o oferecimento deste curso é resultado de muitas lutas para levar a oportunidade do curso superior ao interior do estado, contemplando as pessoas que, por diversos motivos, não conseguem sair de sua cidade para estudar. Sabemos que a Ufam é uma instituição centenária e que, nos 25 municípios que nos acompanham neste momento, existem cursos oferecidos por outras instituições, mas vocês escolheram a nossa instituição para a formação de vocês. Agradecemos muito pela confiança, principalmente, neste momento especial em que a Ufam assume, pela primeira vez, um curso de graduação totalmente a distância simultaneamente em 25 municípios, demonstrando o quanto o CED é estratégico para a ampliação do alcance do ensino superior em nosso estado”, declarou o gestor.

Docentes qualificados

O diretor da Faculdade de Estudos Sociais, professor Luiz Augusto Soares, afirmou que os alunos contam com a orientação do mais qualificado corpo docente do Estado do Amazonas. “Para vocês que ingressam, neste momento, no curso de graduação Tecnologia em Gestão Ambiental, afirmo que serão conduzidos pelos melhores professores da área. Sei que as dificuldades no interior são grandes, principalmente no que se relaciona ao acesso à Internet, mas faremos o possível para que o curso seja oferecido da melhor maneira possível. Estamos à disposição para qualquer eventualidade”.

Acolhida até 28 de julho

A programação de acolhida institucional do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental segue até o próximo dia 28 de julho com atividades diversificadas como mesas redondas, palestras, oficinas, cursos de nivelamento, apresentação da modalidade de educação a distância e da unidade acadêmica do curso, entre outras.  A coordenadora do curso, professora Cristiane Brandão, destacou o engajamento da equipe do CED para promover uma acolhida institucional marcada pela afetividade. “Esse momento foi muito aguardado por todos nós. Essas duas semanas de acolhida foram trabalhadas com muito carinho. Em nome da coordenação, eu me coloco à disposição de todos vocês para fortalecer esses vínculos. Sejam bem-vindas e bem-vindos”.

Aprendizado colaborativo e inclusivo

O professor Jurandir Moura Dutra ressaltou que, ao escolherem cursar a graduação Tecnologia em Gestão Ambiental, os ingressantes dão decisivo passo para enfrentar os desafios do desenvolvimento regional e sustentável. “Estamos na Amazônia e sabemos a importância da Amazônia para o mundo. Por meio da Educação a Distância, podemos democratizar o acesso ao nível superior. Durante o curso, vocês terão a oportunidade de explorar os potenciais de nossa região. Estaremos sempre conectados. Aproveitem ao máximo essa experiência única”, discursou o coordenador do curso.

Gestor ambiental no cenário amazônico

Após os pronunciamentos das autoridades universitárias, o professor Ademar Roberto Martins de Vasconcelos proferiu a palestra de abertura, intitulada “O papel do gestor ambiental no cenário amazônico”.

Silves - futuros tecnólogos em gestão ambiental

Aluno do município de Silves, João Pereira de Farias Neto destaca a importância da promoção deste curso para a gestão ambiental do município. “Fiquei sabendo do curso através da divulgação que a Secretaria de Educação do Município fez e resolvi me inscrever, pois pretendo aprender mais sobre essa área para que, no futuro, eu tenha a chance de desenvolver projetos com excelência profissional que possam ajudar a reduzir os impactos ambientais no município”.

Municípios participantes

As aulas têm início previsto para o próximo dia primeiro de agosto. Confira os municípios do Amazonas que aderiram ao Reuni Digital: Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Borba, Carauari, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Japurá, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Parintins, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Tapauá, Tefé, Tonantins e Urucará.