Página inicial > Notícias Destaque > Em reunião extraordinária, Consuni decide, por unanimidade, conceder Medalha do Mérito Universitário ao professor Valdir José Barbanti

Publicado: Quinta, 15 de Junho de 2023, 10h56 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 14h18 | Acessos: 761

As contribuições do professor Valdir Barbanti para a difusão da ciência e o impacto direto na pós-graduação stricto sensu dos primeiros docentes do curso de Educação Física da Ufam foram os aspectos destacados pelo relator, professor Adriano Fernandes, como distinguido desempenho em prol da Ufam

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Em reunião extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni/ Ufam) realizada na manhã desta quinta-feira, 15 e presidida pela vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe, os membros do Consuni decidiram, por unanimidade, conceder a Medalha do Mérito Universitário ao professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), doutor Valdir José Barbanti.

Proposta e relatoria

A concessão da honraria foi proposta pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) e o processo teve como relator o diretor da Faculdade de Direito, professor Adriano Fernandes, o qual destacou a contribuição do professor para a capacitação de muitos docentes no Brasil. “É incontestável a contribuição do professor doutor Valdir José Barbanti para a divulgação científica, para o esporte e para a capacitação profissional. Neste, destaco o Amazonas e o corpo docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, o que representa motivo de honra e orgulho para nossa instituição.Aqui no Amazonas impactou diretamente a formação dos discentes e a proposição de um novo currículo para o curso de Educação Física, que passou a contemplar disciplinas como Sociologia, Treinamento Esportivo, Psicologia do Esporte, Pedagogia do Esporte e Biomecânica. O professor Barbanti foi responsável pela capacitação, a nível de pós-graduação stricto sensu, dos primeiros docentes do curso de Educação Física da Ufam, como o professor Almir Liberato, a professora Artemis Soares, a professora Graça Puga, a professora Heloita, o professor Luiz Geraldo Pontes Teixeira, o professor Otávio Augusto Aníbal Fanali, o professor Sidney Netto e impactou a formação de demais profissionais da região norte”, declarou o relatorao defender o parecer favorável à concessão da medalha do mérito universitário.

Reconhecimento justo

Após a aprovação pelos conselheiros, o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, professor João Libardoni, destacou que o professor Valdir Barbanti sempre foi um parceiro da Ufam. “É um reconhecimento importante a pessoas que sempre acreditaram na nossa Universidade, que apostaram na Ufam. Devido a isso, muitos dos frutos colhidos atualmente pela FEFF têm contribuição e apoio do professor Barbanti”, afirmou o gestor da FEFF.

A data da Cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Universitário ainda será definida.

Perfil do homenageado

O professor Valdir José Barbanti, imagem à esquerda, é graduado em Educação Física pela USP (1970), fez mestrado e doutorado na Universidade de Iowa (Estados Unidos) e livre-docência na USP. Atuou como pesquisador nas áreas de treinamento esportivo, preparação física, aptidão física e desempenho motor e é autor de inúmeros livros, textos em jornais e revistas, trabalhos completos publicados em anais de congressos, resumos publicados em anais de congressos, entrevistas e diversos outros tipos de publicações. Foi atleta internacional e recordista brasileiro e sul-americano no  lançamento de dardo (sete títulos como campeão brasileiro e três como campeão sul-americano). Foi treinador de inúmeros atletas campeões brasileiros e preparador físico da Seleção Brasileira de Basquetebol masculina durante o final dos anos de 1980 e parte dos anos de 1990, época em que a Seleção conquistou medalha de ouro no Pan-Americano, em 1987, sobre os Estados Unidos. Obteve o título de Professor Emérito em 2016, um ano após se aposentar.