Página inicial > Notícias Destaque > Ufam tem quatro cursos de mestrado e três de doutorado aprovados pela Capes

Ufam tem quatro cursos de mestrado e três de doutorado aprovados pela Capes

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 10h23 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 11h21 | Acessos: 1695

O mestrado profissional em Economia e o doutorado em Enfermagem, pioneiro na Região Norte, estão entre os cursos aprovados pela Capes. Confira os cursos aprovados, no site da Capes.

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações da Capes

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) teve sete cursos de pós-graduação aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O resultado do primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) após a análise do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) foi divulgado no último dia 7 de junho, no site da Capes.

Ufam cursos aprovados

A Universidade Federal do Amazonas teve quatro mestrados e três doutorados aprovados. No nível mestrado foram aprovados os Mestrados em Sociologia, em Engenharia Mecânica, em Informação e Comunicação e o Mestrado profissional em Economia. No nível doutorado, foram aprovados os doutorados em Odontologia,  em Engenharia de Materiais e em Enfermagem, o primeiro da Região Norte e que será realizado em parceria com a  Universidade Estadual do Pará. Confira a lista completa de cursos aprovados Aqui.

Oportunidades para quem busca aperfeiçoamento

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam em exercício, professora Adriana Malheiro, comemora as novas conquistas da Universidade. “A Propesp Ufam está em festa por conseguir oferecer mais essas oportunidades para quem busca aperfeiçoamento acadêmico. Ainda teremos mais pela frente, pois esse é apenas o resultado do primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN). Ainda temos pelo menos oito a serem avaliadas pela Capes e temos a expectativa de que todas sejam aprovadas. Aí se juntarão oportunidades na área de Ensino e Humanidades, por exemplo.

Enfermagem – pioneirismo

Coordenador do  Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, pela Ufam, do recém-aprovado curso de doutorado em Enfermagem, o professor Zilmar Augusto de Souza Filho, ressalta o pioneirismo do oferecimento do curso em associação com a Universidade do Estado do Pará (UEPA). “Assim como nosso doutorado recém-aprovado, somos pioneiros em ofertar, desde 2010, o mestrado acadêmico em Enfermagem, em parceria com a UEPA. Não há outro Programa de Pós-graduação em Enfermagem que oferte o doutorado nessa área na Região Norte. Nosso curso de doutorado oferecerá 15 vagas, sendo oito para Manaus e sete para Belém. No dia 22 de junho, nós promoveremos uma reunião com a Comissão Gestora do programa para realizar o planejamento de implantação do doutorado e o alinhamento do primeiro edital de seleção”, destacou o coordenador.

Engenharia Mecânica - marco histórico

Coordenador do recém-aprovado mestrado em Engenharia Mecânica, o professor Gustavo Cunha da Silva Neto afirma que a aprovação do mestrado pela Capes é um marco na história da Engenharia Mecânica do Amazonas. "Este é o primeiro mestrado em Engenharia Mecânica na história do Amazonas, o segundo mestrado em Engenharia Mecânica da Região Norte e o primeiro mestrado acadêmico em Engenharias III da Ufam e, consequentemente, do Amazonas, além de ser o único mestrado em Engenharias III aprovado neste primeiro conjunto de avaliação de APCN's pela CAPES, entre todos os processos avaliados no Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão do resultado conseguido pelo corpo docente envolvido na proposta, embora exista curso de graduação nessa área no Amazonas há quase 40 anos, o curso de graduação em Engenharia Mecânica na Ufam, que foi criado há apenas 14 anos, e o Departamento de Engenharia Mecânica da Ufam (Demec), criado em 2012, conseguiu a aprovação desse mestrado na primeira submissão feita pelo Demec/Ufam. Estamos muito felizes com essa conquista e pretendemos lançar, anualmente, pelo menos 13 vagas, com o início previsto em 2024", declarou o professor.

Retribuição de investimentos na Universidade

Ele também afirmou que a abertura do programa de pós-graduação retribui os investimentos nas Universidades. "Acreditamos que há uma grande demanda para a capacitação de recursos humanos na área de Engenharia Mecânica, o que nos deixa muito animados pelo sucesso do programa. Neste afã, a abertura deste Programa de Mestrado vem colaborar não só com o cumprimento do PDI/UFAM e com a intenção da Capes de expandir a pós-graduação nacionalmente, mas também contribuir com a sociedade, retribuindo, de alguma maneira, a confiança e os investimentos nas Universidades e integrar a graduação, a pós-graduação e o mercado, pondo assim o Amazonas no cenário nacional como polo de excelência de desenvolvimento científico e tecnológico nesta área”, concluiu o coordenador.

Pedidos de reconsideração até 6 de julho

Pela Plataforma Sucupira, as instituições de ensino superior e pesquisa têm acesso às fichas de avaliação e podem enviar pedidos de reconsideração até o dia 06 de julho, para APCN´s não aprovadas.