Página inicial > Notícias Destaque > CCA inicia programação da Semana do Meio Ambiente

CCA inicia programação da Semana do Meio Ambiente

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 13h10 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 16h53 | Acessos: 735

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

O Centro de Ciências do Ambiente (CCA) deu início na manhã desta quinta-feira, 1º, à programação destinada a discutir o papel de cada um no processo de tornar a reciclagem uma prática para um mundo melhor. As atividades celebra a Semana do Meio Ambiente e seguem até a segunda-feira, 5, com palestras que abordam a experiência de outros países na adoção da reciclagem de resíduos sólidos, por exemplo. A abertura oficial foi realizada no Auditório Sumaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor Sul do campus universitário de Manaus. Estudantes da Escola Estadual Professor Djalma da Cunha Batista prestigiaram o evento.

Participaram da solenidade de abertura, além do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o professor Josemar Gurgel da Costa, representante do CCA, Nereida da Costa Nogueira, representante do Ifam, o procurador Rui Marcelo Alencar de Mendonça do Ministério Público de Contas do Amazonas, Suelen Ramos, representando a Nova Recicla, cooperativa de reciclagem, e o prefeito do Campus Universitário, Milton Gomes de Oliveira Júnior.

O gestor da Universidade parabenizou a organização do evento por incluir como público convidado estudantes da educação básica local para não somente conhecerem a Ufam, mas também aprenderem e refletirem sobre questões ambientais que dizem respeito a todos e que os afetarão diretamente. “É muito importante essa interação porque o futuro do meio ambiente está em nossas mãos, sim, mas também, principalmente, dessa juventude, porque eles serão os protagonistas em um mundo absolutamente diferente, com carros elétricos, que não utilizam combustíveis fósseis, sem motoristas e muito mais”, registrou. “Muita coisa está mudando, e nós precisamos nos apropriar dessa mudança. E vocês serão os maiores protagonistas nesse processo, então, é muito bom tê-los aqui”, completou.

O reitor também ressaltou o trabalho da Agroufam, que oferece espaço e oportunidade para agricultores locais apresentarem seus produtos à sociedade no campus universitário. “São dois bons exemplos de práticas sustentáveis do meio ambiente [a visita dos estudantes e a feira]. São iniciativas como essas que, somadas, resultam em melhorias para o meio ambiente e consequentemente para a qualidade de vida de todos nós. Portanto, parabéns ao CCA pelo evento e um excelente evento a todos”, completou.

O coordenador do evento CCA, professor Josemar Gurgel, expôs, em seu pronunciamento, algumas ações realizadas pelo setor como a instalação de placas solares na FCA e a criação da revista Sustentabilidade, com publicações da comunidade científica da Ufam. “Esse é um tema de extrema importância para todos nós que é a destinação do lixo que nós produzimos. Queremos abrir o diálogo com a comunidade sobre esse tema principalmente para termos a consciência do problema para de certo modo auxiliar e pressionar o poder público a tomar as decisões que favoreçam a sociedade, como a coleta seletiva”, disse.

Após a abertura, foi realizada a mesa redonda “Reciclar para um mundo melhor: qual é o meu papel?”, com a participação do professor Josemar Gurgel da Costa, representante do CCA, da Nereida da Costa Nogueira, representante do Ifam, do procurador Rui Marcelo Alencar de Mendonça do Ministério Público de Contas do Amazonas, de Suelen Ramos, representando a Nova Recicla, cooperativa de reciclagem, e do prefeito do Campus Universitário, Milton Gomes de Oliveira Júnior.

Sobre o evento

O CCA promove um conjunto de palestras, atividades e discussões para a Semana do Meio Ambiente da Ufam com o objetivo de promover debates com a comunidade em geral sobre a problemática ambiental concernente à reciclagem e à destinação de resíduos sólidos e suas implicações para a sociedade. O evento segue nos dias 2 e 5 de junho, das 8h às 17h, no setor Sul do campus universitário. As inscrições são gratuitas, estão abertas durante todo o evento e abrangem o público em geral. Também é possível acompanhar as atividades por meio do canal do CCA no Youtube.

Como parte da programação, alunos dos cursos de mestrado e doutorado da turma 2023 fazem plantio de mudas nativas.