Página inicial > Notícias Destaque > Bolsa Permanência 2023 - MEC divulga prazo para novas inscrições no programa

Bolsa Permanência 2023 - MEC divulga prazo para novas inscrições no programa

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 15h01 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 14h26 | Acessos: 7268

O Departamento de Assistência Estudantil  (Daest), vinculado à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, informa que neste ano de 2023 foi autorizada pelo MEC a inscrição no Programa Bolsa Permanência (PBP).

O público-alvo são estudantes indígenas e quilombolas dos cursos de graduações presenciais, sendo o valor da bolsa de R$ 1.400,00.

A inscrição deve ser realizada no período de 03 a 30 de junho de 2023 no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência – SISBP http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso, e no ato da inscrição o estudante deverá preencher todos os dados solicitados e anexar toda a documentação solicitada no SISBP.

Os documentos para a inscrição precisam estar corretamente preenchidos e assinados. E ao digitalizá-los a recomendação é que esteja em formato PDF com tamanho de até 2MB. Se uma documentação estiver em mais de uma página, deverá ser convertido para arquivo único.

Após realizar a inscrição no site do SISBP, o estudante deve encaminhar (dentro do prazo de inscrição) um e-mail para sua unidade, conforme quadro abaixo, anexando no e-mail todos os documentos exigidos (os quais também precisam ter sido anexados na inscrição no site do SISBP). Verifique o e-mail correto de sua Unidade-UFAM:

Unidade - UFAM

E-mail da Unidade (CONFIRMAR OS EMAILS E SE SERÁ POR EMAIL O ENVIO DOS DOCUMENTOS)

MANAUS

ICET

ISB

INC

ICSEZ

IEAA

Documentação:

1. a) (Indígena / Quilombola)Modelo de termo de compromisso do bolsista (download)
    Veja o comunicado sobre o termo de compromisso do bolsista (AQUI)
  2. b) (Indígena) Modelo de declaração de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas(download)
    Veja o comunicado sobre a declaração de pertencimento étnico (AQUI)
  3. b) (Quilombola) Modelo de declaração de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas(download)
    Veja o comunicado sobre a declaração de pertencimento étnico (AQUI)
  4. c) (Indígena)Modelo autodeclaração do candidato (download)
    Veja o comunicado sobre a autodeclaração (AQUI)
  5. c) (Quilombola)Modelo autodeclaração do candidato (download)
    Veja o comunicado sobre a autodeclaração (AQUI)
  6. d) (Indígena)Modelo de declaração de pertencimento étnico e de residência (download) (FAVOR, DAR PRIORIDADE A ESTE DOCUMENTO)
    Veja comunicado sobre a Declaração da FUNAI – Comprovação de Residência do Candidato em Comunidade Indígena (AQUI)
  7. d) (Quilombola)Modelo de declaração de pertencimento étnico e de residência (download) (FAVOR, DAR PRIORIDADE A ESTE DOCUMENTO)
    Veja comunicado sobre a Declaração da Fundação Cultural Palmares– Comprovação de Residência do Candidato (AQUI

Observações:

• Os documentos ilegíveis, incompletos, em que não constem data ou assinaturas não serão considerados.

• Não serão aceitos documentos físicos e todo o processo será realizado de forma digital. Entretanto, é importante  guardar as documentações originais para envio posterior, caso seja solicitada.

• Estudante, sua inscrição só será efetivada após a sua inscrição no sistema SISBP tiver sido finalizada e após o envio do e-mail com os documentos para avaliação. OS DOCUMENTOS DEVEM SER OS MESMOS

• A inscrição não garante a bolsa no PBP, pois dependerá da análise das documentações e do quantitativo de vagas.

Para mais informações sobre os documentos das inscrições 2023 do SISBP, acesse o link: mais informações e documentos para as Inscrições 2023 .