Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Reitor recebe prefeito de Atalaia do Norte e debate parcerias nas áreas de educação e sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Reitor recebe prefeito de Atalaia do Norte e debate parcerias nas áreas de educação e sustentabilidade

Publicado: Sexta, 26 de Maio de 2023, 17h08 | Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2023, 18h12 | Acessos: 761

Por Sebastião de Oliveira, Equipe Ascom Ufam

O reitor, professor Sylvio Puga, recebeu na última quinta-feira (26), a comitiva do prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, no gabinete da reitoria, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. O objetivo do encontro foi fortalecer parcerias para o alinhamento de atuação da Ufam nas áreas de Educação e   sustentabilidade.     

O reitor, professor Sylvio Puga, recebeu as demandas apresentadas pela comitiva do prefeito, dando encaminhamento para que os respectivos setores iniciem as tratativas.

"A Ufam está sempre de portas abertas para dar a sua contribuição. Educação indígena e pensar projetos para o desenvolvimento sustentável na região são nossos potenciais e uma importante agenda nos dias de hoje", salientou o reitor.  

Apesar da Ufam não possuir sede em Atalaia do Norte (AM), negociações para o avanço de parcerias traz novos horizontes para aquele município. O prefeito Denis Paiva acredita que com a instalação do Instituto Natureza e Cultura em Benjamin Constant, foi possível o ingresso de estudantes atalaienses nos cursos de graduação que segundo ele, o município tem vivenciado avanços significativos na Educação. 

Nesse aspecto, o prefeito Denis Paiva, entende que a partir dessa parceria será possível ampliar a atuação da Ufam nas comunidades indígena (Kanamari) e ribeirinhas (São Rafael e Nova Esperança). Por outro lado, vivendo exclusivamente da pesca, essas comunidades ribeirinhas necessitam de uma qualificação e regulamentação dessa atividade que para o prefeito trará o desenvolvimento econômico.

Segundo o prefeito, o complemento salarial de muitos trabalhadores de áreas diversas, enfermeiro, pedreiro, motoristas, professores, levam a executar a atividade de pesca e, com a atuação da Ufam junto a esses trabalhadores será possível  qualificá-los, orientando sob ponto de vista técnico na elaboração de projeto que será apresentado junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura.

“Por acreditar que a Ufam é uma instituição séria vai nos ajudar na credibilidade da composição do projeto pesqueiro para que este possa ser aprovado”, disse Paiva.   

Fazia parte da comitiva, as secretarias de Educação e Assistência Social, Elizete Monteiro da Silva e Ana Brotas Paiva, respectivamente.    

       

 

        

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página