Ufam outorga grau a 42 finalistas dos cursos do Instituto de Ciências Biológicas
Recém-diplomados são egressos dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, ocorreu, na noite desta quarta-feira, 24, a outorga de grau a 42 finalistas dos cursos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Os recém-diplomados são egressos dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais.
Mesa de honra e homenageados
Além do reitor, compuseram a mesa de honra a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, professora Rosana Galvão; a paraninfa do curso de Biotecnologia, professora Sônia Maria da Silva Carvalho; a paraninfa da turmas dos cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, professora Eva Maria Alves Cavalcante Atroch; a paraninfa da turma do curso de Ciências Naturais, professora Juliana Araújo de Sousa; o homenageado com o nome da turma e coordenador do curso de Biotecnologia, professor Cleverson Agnes Ramos; a homenageada com os nomes das turmas dos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, professora Cíntia Cornelius Frische; a homenageada com o nome da turma e coordenadora do curso de Ciências Naturais, professora Adriana Dantas Gonzaga de Freitas; a patronesse das turmas dos cursos de bacharelado e liceciatura em Ciências Biológicas, professora Aya Sadahiro; a patronesse da turma do curso de Ciências Naturais, professora Aldeniza Cardoso de Lima. Embora componente da mesa de honra, o patrono da turma de Biotecnologia, professor Edson Júnior do Carmo não pôde comparecer à solenidade por motivo de força maior.
Pronunciamentos
Durante seu pronunciamento, o reitor e presidente da solenidade, professor Sylvio Puga, destacou que a Ufam ofereceu a melhor formação possível aos novos profissionais. “A solenidade de outorga de grau é um momento de júbilo para a nossa Universidade. Senhora diretora, leve meus cumprimentos aos professores e técnicos do ICB responsáveis pela formação desses novos 42 profissionais que neste momento a Ufam entrega para a sociedade. Vocês, recém-formados, com o diploma da Ufam na mão, serão cobiçados pelos melhores postos de trabalho. Sejam felizes e bem-sucedidos”, discursou.
Família ICB
A diretora do ICB, professora Rosana de Medeiros Sousa Galvão, cumprimentou todas as autoridades universitárias presentes e também desejou sucesso a todos os recém-formados. “Neste momento em que vocês se formam, o ICB tem mais uma missão cumprida. Cada um de vocês faz parte da família ICB. Agradeço aos familiares pela confiança na formação oferecida pela Ufam durante esse tempo em que eles estiveram mais conosco do que com vocês. Um forte abraço a todos e obrigada por fazerem parte dos 53 anos de vida do nosso ICB”, declarou a gestora.
Apoio na jornada
Em nome das turmas, a tecnóloga em Biotecnologia Gabriella Sidrim Melo, iniciou o discurso agradecendo aos familiares o apoio durante a jornada acadêmica. “Esta solenidade é importante para nós, formados, mas é ainda mais importante para nossos pais, familiares e pessoas que nos amam. A faculdade, que era um sonho, tornou-se agora realidade, talvez o maior passo até o momento para a realização pessoal e profissional de todos nós, e muito disso é graças a cada um de vocês que não mediram esforços para ajudar. A vocês nosso respeito e admiração pelo indispensável apoio e incentivo oferecido no decorrer do curso”.
Ela continuou o curso destacando os momentos compartilhados pela turma. “A palavra que marca nossos corações esta noite é momentos. Momentos que nunca serão esquecidos ou apagados, como os jantares apressados no RU antes de iniciar a próxima aula; as idas de porta em porta em laboratórios para fazer o trabalho do professor Takeshi; os desenhos produzidos nas aulas de Biocel, onde nos mostramos artistas por conta do professor Cleverson; as brincadeiras em sala com hidrogel na cara e todas as técnicas de descascar tucumã que aprendemos na aula de betacarotenos com o professor Edson; todos nós apertados e com calor no integração, indo para as aulas de química, e nossa reação ao retornar às aulas e ver que os calouros nunca saberão o que é viver esse momento, porque trocaram os ônibus do integração; o conhecimento adquirido sobre a molécula de água gritando ao cair no fogo, até os pontos que tornam a Piramboia um peixe único. Obrigada por isso também, professor Edimbergh. Há muitos mais momentos como este, que estarão para sempre guardados em nossos corações e farão parte de nossos momentos descontraídos com amigos e familiares, seja para relembrar juntos em nossos futuros encontros, seja contando boas histórias para trazer risos àqueles ao nosso redor. O que fica é a saudade e o sentimento de gratidão a cada um que fez parte dessas memórias” ressaltou a oradora das turmas.
Frutos da Universidade Pública
A paraninfa oradora dos cursos, professora Juliana Araújo de Souza, ressaltou que os profissionais recém-formados saem da Ufam com a consciência de que somente com a ciência e a educação andando lado a lado é possível construir uma sociedade mais justa, igualitária e ao alcance de todos. “Que imensa felicidade estarmos todos juntos aqui podendo celebrar e comemorar essa linda etapa, essa vitória em uma fase tão importante na vida dos meus meninos. Sempre que penso na graduação, isso me remete a um período de extrema transformação. Vocês chegam aqui na universidade super independentes, cheios de argumentos e aqui descobrem que não são tão independentes assim e que, muitas vezes, uma nota 3,0 pode ser até um sucesso. Mas agora estão aqui, profissionais formados, prontos para os desafios que estão por vir, com algumas incertezas, um pouco de frio na barriga, mas também com a certeza de que fizeram o melhor que estava ao alcance de cada um. Foi uma etapa única, incrível e, ao mesmo tempo, muito difícil, mas também na qual encontraram bons amigos para toda a vida. Vocês viveram a importância de uma ciência e educação de qualidade em uma universidade pública e gratuita e aprenderam que somente com a ciência e a educação andando lado a lado podemos construir uma sociedade melhor, mais justa, igualitária e ao alcance de todos. Eu vejo essa consciência e esperança em cada um de vocês. Quero parabenizar todos os formados que se adaptaram, que se reinventaram e venceram o período tão difícil da pandemia, encarando uma vida universitária remotamente para que estivessem hoje aqui brilhando. Parabéns a todos!”, discursou.
Confira a lista completa de formados do ICB:
BIOTECNOLOGIA
- ALLINY ALMEIDA QUEIROZ
- AMANDA THAYS NUNES MOREIRA
- ELIANA BARROS MARTINS
- GABRIELLY SIDRIM MELO
- HEYDI SHAIRON SOARES DA SILVA JÚNIOR
- KARINE PEREIRA DE MORAES
- MARIA LUÍZA SILVA DA PAZ
- SAMIR ANIEL OLIVEIRA SOUTO
- THYAGO SILVA DE FONTE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO
- ANDRÉ RICARDO DE OLIVEIRA LIMA
- ESTER MARTINS DE FRANÇA
- GABRIELLA DE AZEVEDO BENCHAYA
- ISABELLY FERREIRA FERNANDES
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA
- ADRIELLE GOLVIM DA SILVA
- ALESSANDER TURIBIO PAES
- ANGELA LUIZA REBELO DA SILVA ARRUDA
- CAMILA DOS SANTOS BELMIRO
- ÉVILA SILVA MORTAGUA AZEVEDO
- FELIPE ATEM NASCIMENTO
- HELAISA ISABELLE DE MELO NAZARE
- KEROLLAYNE COSTA DA SILVA
- LUAN DE MATOS PEREIRA
- LUCAS REIS ARAUJO
- RAICLICIA NAYARA MORAIS BATISTA
CIÊNCIAS NATURAIS - LICENCIATURA
- ALESSANDRO GONCALVES MARTINS
- ANA CAROLINA DA SILVA LIMA
- ANA KAROLINA UCHÔA GUIMARÃES
- ANA PAULA SILVA DOS SANTOS
- ANDRÉ FREITAS DA SILVA
- BEATRIZ ARAÚJO DE SOUZA
- BRENDA GUIMARÃES FERNANDES
- CÉSAR AUGUSTO PEREIRA MONTENEGRO
- GABRIEL CANTO LEITE
- GREICY LUCY MORAIS RABELO
- HEMILLY JESSICA PEREIRA DA SILVA
- LEIDIANE FERREIRA DA SILVA
- LUCINETE COSTA DUARTE
- MARCELO MOURA DA SILVA
- RAIMY WADRISON MARQUES COÊLHO
- SABRINA MAYHEVELLEN DA CRUZ CAMPOS
- TAIS TIYOKO TOKUSATO
- WILLIAM AZEVEDO NASCIMENTO
Redes Sociais