Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 72 finalistas da Faculdade de Estudos Sociais
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 72 finalistas da Faculdade de Estudos Sociais

Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2023, 11h34 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2023, 07h28 | Acessos: 1369

Recém-diplomados são dos cursos de Economia e Ciências Contábeis

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

 Em solenidade presidida pelo pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Almir Oliveira de Menezes, 27 finalistas do curso de Ciências Econômicas e 45 finalistas de Ciências Contábeis da Faculdade de Estudos Sociais (FES) receberam o diploma na noite desta quarta-feira, 10.

 Razão pública - base de uma cultura democrática

Durante seu pronunciamento, o presidente da solenidade cumprimentou todos os presentes na solenidade e destacou que os egressos devem trabalhar em prol de uma cultura cívica, democrática e inclusiva. “Inicialmente, quero agradecer a todos os colegas, professores doutores da área de Ciências Econômicas e da área de Ciências Contábeis, que muito contribuem para o desenvolvimento dessa região, do Estado e do país. Quero agradecer aos formandos e formandas que aqui estão e que vão procurar as mais variadas alternativas diante do mercado, com muito vigor científico com muita determinação e esperança. Também desejo agradecer a presença de todos os parentes e de todos os amigos. A partir de agora, vou fazer uma breve citação do filósofo Immanuel Kant, que escreveu uma pequena brochura chamada ‘O que é o Iluminismo’. Nessa obra, ele diz: precisamos ousar, precisamos ousar saber. Com essa simples frase, ele vai construir toda uma perspectiva que nós chamamos de a razão pública e a razão pública é a base de uma cultura cívica, democrática, a base da formação de uma moral universal e incorporadora e que inclui. Ela é fundamental para o desenvolvimento da autonomia. Quando pensamos a Amazônia, quando pensamos no desenvolvimento humano e vocês, formados, formadas vão trabalhar de cima do desenvolvimento humano, não podem esquecer jamais o desafio de ousar saber. Precisamos nos atentar às novidades e incorporá-las, pois não são somente ferramentas de aprendizado, mas ferramentas de construção da vida, de um ideário de progresso e de avanço, mas não somente do ponto de vista monetário, mas espiritual e holístico e, para isso, a cultura democrática e a inclusão são essenciais”, afirmou o professor Almir Oliveira de Menezes.

Ufam – preparação de excelência

O diretor da Faculdade de Estudos Sociais, professor Luís Augusto Soares, ressaltou que a turma está preparada para ocupar as melhores posições da vida profissional. “A FES está em festa e hoje a noite não tem hora para acabar. Mas amanhã, quando vocês acordarem e perguntarem a si mesmos o que vão fazer da própria vida, lembrem-se de  que vocês estudaram na Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas e tiveram a melhor preparação para ocuparem os melhores postos de trabalho e os primeiros lugares dos concursos públicos. Retornem para a Universidade para fazer o mestrado profissional em Inovação Tecnológica, o mestrado em Administração e Economia, Contabilidade e Controladoria. Por hoje, tudo que queremos é parabenizar vocês, de coração”, discursou o diretor.

 Mesa de honra

Também compuseram a mesa de honra a paraninfa do curso de Ciências Contábeis, professora Mariomar de Sales Lima; a paraninfa do curso de Ciências Econômicas, professora Andrea Brasil Santos; a patronesse do curso de Ciências Contábeis, professora Redvânia Vieira Xavier, a patronesse do curso de Ciências Econômicas, professora Lenice Ypiranga Benevides de Araújo Vieira Sá; o homenageado com o nome da turma de Ciências Contábeis, professor Eduardo Genaro Escate Lay; o homenageado com o nome da turma de Ciências Econômicas, professor Salomão Franco Neves.

Homenagem e reconhecimento

Em nome das turmas, a oradora Bianca Rocha da Silva destacou as dificuldades da jornada acadêmica e  homenageou os professores da FES. “Todas as vezes que duvidarem de sua capacidade para fazer algo, lembrem-se de quando foram fazer prova final precisando de 5 pontos ou mais, e ainda assim, passaram. Costumo brincar que se conseguimos passar em Econometria e Economia Internacional, todo é restante passível de ser resolvido. Passamos juntos por uma pandemia, estudamos em um cenário de caos. Sintam-se vencedores por estarem aqui hoje. Quero que se lembrem de suas trajetórias com orgulho.Quero também que se lembrem daqueles que não puderam estar conosco hoje. Em nome da turma de Ciências Contábeis, gostaria de pedir um minuto de silêncio em homenagem ao aluno Carlos Alberto Monteiro de Araújo Júnior, que faleceu no decorrer do curso. Ao sair daqui hoje, levem consigo a paciência do professor Salomão, o comprometimento da professora Lenice, o perfeccionismo do professor Lucas e o conhecimento de todos os professores que nos guiaram até aqui”, discursou a oradora.

Emoção

Paraninfa do curso de Ciências Contábeis, a professora Mariomar Sales Lima destacou se sentir honrada em participar deste momento tão importante da vida dos integrantes da turma. “A emoção toma conta mim neste momento, pois recebo esta homenagem às vésperas de minha aposentadoria. Quero dizer que aprendi muito ao longo de minha permanência na Ufam tanto como docente quanto como gestora e, como paraninfa da turma de Ciências Contábeis, quero transmitir a vocês conselhos e lembrar de alguns momentos que vivemos juntos como as Semanas de Contabilidade. Para ser professora, busquei me qualificar para transmitir aos alunos conhecimentos atualizados e na gestão para a concretização de um trabalho de qualidade, então, aconselho vocês a sempre buscarem conhecimento, fazerem  especializações, estejam atentos às mudanças e sempre em sintonia com o que o mercado demanda, pois isso exige aperfeiçoamento constante. Mas também posso dizer que podem ficar tranquilos, pois a capacidade analítica dos contadores não será substituída por máquinas. Desejo muito êxito na atuação profissional de vocês”, discursou a paraninfa.

Caminhos do coração

Paraninfa da turma de Ciências Econômicas, a professora Andrea Brasil Santos recorreu a um trecho da música “Caminhos do coração, de Gonzaguinha, para saudar os afilhados. “Somos gratos pela passagem de vocês em nossas vidas. Recorro a um trecho da música Caminhos do Coração, de Gonzaguinha.”Na música, o poeta diz ‘Há muito tempo que eu saí de casa; há muito tempo que eu caí na estrada; há muito tempo que eu estou na vida. Foi assim que eu quis, e assim eu sou feliz, principalmente por poder voltar a todos os lugares onde já cheguei, pois lá deixei um prato de comida,
um abraço amigo, um canto pra dormir e sonhar’. Para concluir o poeta diz: ‘E é tão bonito quando a gente pisa firme nessas linhas que estão nas palmas de nossas mãos. É tão bonito quando a gente vai à vida. Nos caminhos onde bate bem mais forte o coração. Desejamos que a Ufam seja um desses lugares para os quais vocês sempre desejem voltar. Longa felicidade e paz!

Confira a lista completa de recém-formados

 

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

  1. ALBERTO ENRIQUE LIMA SOTO
  2. ALINE KASSIA PEREIRA ALMEIDA
  3. ANDRÉA EWELLIN NOGUEIRA MONTENEGRO
  4. ANNANDA DE OLIVEIRA MARTINS
  5. BEATRIZ PRINTES DE SOUZA
  6. BERENICE FROTA DE SOUSA
  7. CARLOS EDUARDO BARROSO BRANDÃO
  8. CASSIANE PORFIRIO ARAÚJO
  9. DANIEL BATISTA FREIRE
  10. DANIEL SILVA LIMA
  11. DANIELLY CRISTINA VAZ MONTÃO FOUQUET
  12. DÉBORA CRISTINA MOREIRA DE MOURA MORAES
  13. DÉBORAH DOS SANTOS BATISTA
  14. EDERSON ALMEIDA DE SOUZA
  15. FRANCISCO MAGALHÃES FERREIRA
  16. ISIS GABRIELLY ARÉBALO DO VALE
  17. JACQUELINE CARVALHO DOS SANTOS
  18. JASMINE VITORIA SOARES ALVES
  19. JEFFERSON GABRIEL MARTINS OLIVEIRA
  20. JOÃO MATHEUS NOGUEIRA MARINHO
  21. JOYCILARA SILVA DA SILVA
  22. JULIANA FARIAS DE SOUZA
  23. LEOMAR DE ABREU PEREIRA JÚNIOR
  24. LORENA BRUCE PONCE DE LEÃO
  25. LORRANE TAVARES DE CASTRO
  26. LUCAS COSTA LIMA
  27. MARIA GABRIELA CARVALHO AMORIM
  28. MARIA GEISIANE DA SILVA CAVALCANTE
  29. MARIA GIULIA DE LIMA BORBA
  30. MARIA LUIZA HELENA NOGUEIRA HOLANDA
  31. MARIA LUIZA DE SOUZA NEVES
  32. MARIA VITÓRIA NEVES FEITOSA DE ARAÚJO
  33. NAYLA LUZIA MATOS DE FREITAS
  34. NICOLE NORMANDO DA SILVA
  35. ORPHEU CORIOLANO E SILVA
  36. RAYANE PESSOA FREIRE
  37. ROANY PAIXÃO LEÃO
  38. ROBERT SHAIDY LIMA MOUZINHO
  39. STANLEY SCHERRER DE CASTRO LEITE
  40. SUZANA SOUZA BRITO
  41. TAYNARA BATISTA XAVIER
  42. TAYSON PEREIRA MARTINS
  43. TIE HASHIMOTO
  44. THIAGO ROCHA SANTOS
  45. WELERSON MATEUS LEITE DA SILVA

FORMANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONOMICAS

  1. ADWAIR DA SILVA GUIMARÃES
  2. ALEXIA RENATA VIEGAS FERNANDES
  3. ALEXSANDRO VIANA DE ARAÚJO
  4. ANA BEATRIZ MARTINS DE SOUZA
  5. BIANKA ROCHA DA SILVA
  6. BEATRIZ MORAES DE AGUIAR
  7. DARLANE ALINE BARRETO DOS SANTOS
  8. EDICARLO DA ENCARNACAO DAMASCENO
  9. EDMUNDO DA SILVA COSTA JUNIOR
  10. GABRIEL SILVA SANTOS
  11. GIOVANI MEDEIROS SILVA
  12. JOÃO MARCELLO PIMENTEL FILGUEIRAS
  13. KALYL SILVA CALADO
  14. LARISSA PEREIRA MOURA GONZAGA
  15. LAURO VINÍCIUS DE SOUZA BRASIL
  16. LOURYVAL PASSOS DE OLIVEIRA MARINHO
  17. LUCAS ANDRE MATOS SARRAFF DE REZENDE
  18. LUCAS DA SILVA RIBEIRO
  19. MAYARA DA COSTA ALVES
  20. PAULO VICTOR GONÇALVES DA SILVA
  21. PEDRO VICTOR COSTA SILVA
  22. RICARDO AUGUSTO CARVALHO PENALBER JUNIOR
  23. SHIRLEY ANDRADE TEIXEIRA CORTEZ
  24. TAYANA FREITAS ALBUQUERQUE
  25. THIAGO DE SOUZA MELO
  26. THIAGO MAGNO PINHEIRO NORONHA
  27. VITORIA MARIA SOUZA MAFRA

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página