Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 14 finalistas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 14 finalistas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)

Publicado: Terça, 09 de Maio de 2023, 08h48 | Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2023, 10h46 | Acessos: 1205

“Aqui estão vocês, com muito aprendizado e com a capacidade de ultrapassar os limites que os cercam, preparados para a vida de profissionais farmacêuticos, sempre com foco no servir. Acreditem, lutem, ultrapassem os limites do bem fazer e contem sempre conosco”, discursou a diretora da FCF, professora Débora Teixeira Ohana, durante a solenidade de outorga de grau

Por Márcia Grana 

Equipe Ascom Ufam

Em solenidade presidida pelo pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Almir Oliveira de Menezes, na noite desta segunda-feira, 8, receberam a outorga de grau 14 finalistas do curso de Farmácia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam (FCF). Também participaram da solenidade três egressas que receberam o diploma em período especial.

 

Força de vontade para construir o futuro

Durante seu pronunciamento, o presidente da solenidade, professor Almir Menezes, encorajou os recém-formados a fazerem a diferença nas várias dimensões da Farmácia. “Boa noite aos farmacêuticos e farmacêuticas, a seus familiares, amigos, aos brilhantes componentes desta mesa de honra que coroam nossas atividades com discursos esperançosos diante da condição humana e diante da força da ciência. É um prazer imenso estar aqui nesse momento importante da trajetória individual e coletiva de todos nós. A Constituição Federal de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã consagrou um sentido, conceito, um projeto de Universidade Pública e este projeto tem como fundamentação epistemológica aquilo que chamados de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Fazer ensino de qualidade é fazer extensão com qualidade, é fazer pesquisa com qualidade e a Universidade Federal do Amazonas, como instituição centenária, constituída, cotidianamente, por ensino de qualidade, pesquisas de qualidade e por projetos de extensão que procuram dialogar com a sociedade, no sentido de disponibilizar recursos e práticas para minimizar as mais variadas condições. Neste momento em que estou diante de 14 profissionais da área de Farmácia e de três profissionais da área de Farmácia que colaram grau em período especial, eu percebo o quanto de futuro que a Farmácia nos dispõe no sentido de se fazer a gestão, o cuidado e a administração da saúde, o quanto de inovação há de vir de pesquisadores e profissionais nas mais variadas dimensões da Farmácia. O futuro nos aguarda e ainda bem que temos muita força de vontade e muita disposição para fazer as coisas acontecerem. Sucesso a todos”, discursou o professor Almir Menezes.

Farmacêuticos - foco no servir

A diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, professora Débora Teixeira Ohana, destacou que os recém-formados devem focar a vida profissional no servir. “Esse é um momento especial, único em nossas vidas. Eu me sinto honrada em representar a FCF como diretora, já há quase 8 anos, sendo esta a penúltima colação de grau da gestão atual. Eu me sinto igualmente honrada em ter sido professora de alguns alunos que aqui estão. Sabemos da trajetória de cada um, dos esforços para atingir seus objetivos. Passamos por uma pandemia e procuramos minimizar da melhor forma possível as perdas causadas por esse período. Somos sobreviventes desse mar revolto e aqui estão vocês com muito aprendizado e com capacidade de ultrapassar os limites que os cercam, preparados para a vida de profissionais farmacêuticos, sempre com foco no servir. Acreditem, lutem, ultrapassem os limites do bem fazer e contem conosco, voltem e, como sempre digo, vocês sempre farão parte da família FCF. Sejam muito felizes e avante, turma 113!”, discursou a diretora.

 Mesa de honra

Além do pró-reitor de Extensão da Ufam e da diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, professora Déborah Teixeira Ohana, compuseram a mesa de honra o coordenador acadêmico da FCF, professor Antônio Batista da Silva; o paraninfo da turma, professor Francisco Vidal Barros; a patronesse da turma, professora Maria Ermelinda Figueiras de Azevedo e a homenageada com o nome da turma, professora Jaila Dias Borges Lalwani.

 Admiração

O paraninfo da turma, professor Francisco Vidal Barros, destacou a admiração que sente pelos integrantes da turma 113. “Primeiramente, agradeço a Deus por todas as bênçãos que me levaram a este abençoado momento. Gostaria de agradecer aos alunos, agora meus colegas, pelo convite para ser paraninfo da turma 113. É uma grande honra e uma grande satisfação participar deste momento tão sublime na vida de cada um de vocês e de suas respectivas famílias. Embora o significado de admirar se encontre corrompido atualmente e que quando dizemos que admiramos alguém, ficamos sujeitos à critica de idolatria, a admiração é um ato de amor. Do latim, ´admirare` significa olhar para e se você admira algo, você está olhando para algo que merece ser visto e que, de alguma maneira, lhe faz bem. Com isso, quero dizer que admiro cada um de vocês. E digo isso livre de qualquer preocupação de cair em idolatria. As virtudes e qualidades de cada um de vocês que estão de saída merecem admiração e tudo o que não foi feito precisa ser honrado pelos que ficam. Sem deixar de aproveitar cada momento para tentar passar algum ensinamento, digo que cada um de vocês precisa admirar todos os que os proporcionaram este momento para tentar passar algum ensinamento. Cada um de vocês precisa admirar todos os que proporcionaram este momento sublime que estamos apreciando agora. Não apenas tirar proveito. Admirem o povo, que proporcionou tanto o aprender, quanto o ensinar”, discursou.

 Aprimoramento contínuo

Em nome dos recém-formados, o egresso do curso de Farmácia, Carlos Henrique Lamêgo Branco, fez o discurso da turma. Após agradecer a Deus, aos professores, aos técnico-administrativos em educação, aos funcionários terceirizados, aos pais, amigos e familiares pelo apoio durante a jornada acadêmica, o orador destacou que ser farmacêutico exige aprimoramento constante. “Ao redigir esse texto, nenhuma outra palavra nos definiu melhor do que ‘caminhos’. E por que os caminhos? Primeiro, lembremos de como começamos esse curso, como éramos e como estamos agora. No início, começamos de forma igual, independentemente da idade e do ano de entrada, não sabíamos da importância do papel do farmacêutico em nossa sociedade, tínhamos sempre a empolgação em aprender e entender esse conceito, mesmo ainda não sabendo indicar o medicamento ideal para nossos conhecidos. Ao longo dos anos, fomos construindo a visão que temos hoje. A Farmácia é uma área ainda pouco conhecida por muitos, mas tão crucial para o funcionamento dos locais de saúde, pois olhamos o todo, os detalhes, desde a aquisição dos medicamentos, insumos, produtos para saúde, até sua dispensação e orientação ao paciente, assim como ao realizar uma análise laboratorial, atentando desde a coleta da amostra até a emissão do resultado. Por mais incrível que pareça, o dia em que algum familiar ou conhecido passou a nos perguntar: ‘esse remédio funciona para quê mesmo?’; ‘Posso tomar antes ou depois do almoço?’; ‘Dá uma verificada nesses exames para mim?’ percebemos nosso amadurecimento no curso, ganhando a confiança necessária por esse tipo de crédito das pessoas que nos têm consideração. Hoje temos o sentimento de dever cumprido. Diante de tantas situações vividas, tivemos a humildade de aprender técnicas e conceitos, possuir de forma lenta e constante o tão famoso ‘olhar farmacêutico’ que todo estudante deve adquirir. Ganhamos esse olhar farmacêutico com o tempo, pois a carreira do farmacêutico é construída em pequenos passos e sempre estivemos e estaremos em constante aprendizado. Lembremos que a dor que sentimos ao longo da jornada se tornou a força que hoje temos para seguir em frente. Parabéns, meus colegas, e muito sucesso para todos nós”, discursou o orador.

Confira mais fotos da solenidade:

Confira a lista completa de recém-formados:

  1. ADIEL DAYAN SILVA DA SILVA
  2. ANA BEATRIZ VIEIRA MUNIZ
  3. ANNE ELLEN SANTANA DE GUADALUPE
  4. BEATRIZ DE CÁSSIA COSTA NAVEGANTE
  5. CARLOS HENRIQUE LAMÊGO GUIMARÃES THOMAZ BRANCO
  6. DAVI WILLYS DE LIMA
  7. ISABELLE PACHECO BAILO
  8. JOSÉ THIAGO LIMA PEREIRA
  9. LUCAS ALEXANDRE DA SILVA
  10. PAULO ABRAÃO ANDRADE CANTO
  11. RAQUEL SEIXAS CONTENTE
  12. RENAN RONDON NASCIMENTO DE LIMA
  13. VANESSA BIANCA DE LIMA LOBATO
  14. YANNE GABRIELLE SIQUEIRA COÊLHO

Além dos finalistas que receberam o diploma na noite desta segunda-feira, 8, confira a lista das egressas que colaram grau em período especial:
    LARISSA MAGNO MONTEIRO
    RANA ANDRESSA CASTELO BRANCO FEITOSA
    REBECA MIE MENEZES IMORI

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página