Página inicial > Notícias Destaque > Consuni aprova concessão do título de Doutor Honoris Causa a ex-reitor da Universidade do Porto, professor Alberto Manuel de Sampaio e Castro Amaral, no dia 27 de junho

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 09h57 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2023, 16h08 | Acessos: 1066

Membros do Conselho Universitário aprovaram a concessão do título em reconhecimento ao papel decisivo do professor Alberto Amaral na cooperação internacional estabelecida entre a Ufam e a Universidade do Porto. Há três décadas, a cooperação internacional com a Universidade do Porto é a mais antiga em vigência na Ufam

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni/Ufam) aprovou, por unanimidade, no último dia 25 de abril, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-reitor da Universidade do Porto, professor Alberto Manuel de Sampaio e Castro Amaral. Confira a Resolução 006, de 25 de abril de 2023.

O título é concedido a personalidades que tenham se distinguido pelo saber, pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia e das Letras ou do melhor entendimento entre os povos. A solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor Alberto Amaral será realizada no dia 27 de junho, no auditório  Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Reconhecimento aos 30 anos de parceria

Propositor da concessão do título, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destaca que a parceria com a Universidade do Porto é a mais antiga dentre as que a Ufam tem em vigência. “Desde 1989, todos os reitores da Ufam estiveram na Universidade do Porto em visita técnica, bem como os reitores da Universidade do Porto na nossa instituição. O reitor Amaral foi decisivo nessa cooperação internacional e, ao completar 30 anos de parceria, iniciada com a FEFF, o Conselho Universitário, reconheceu o seu papel com a concessão do título de Doutor Honoris Causa”, afirmou o reitor.

Perfil do homenageado

O professor Alberto Manuel de Sampaio e Castro Amaral foi, por três vezes consecutivas, eleito reitor da Universidade do Porto, a saber, em 1985, em 1990 e em 1994, respectivamente. Enquanto reitor, implantou instrumentos de planejamento pioneiros, o que favoreceu o desenvolvimento de institutos de investigação multidisciplinares; submeteu a Universidade do Porto ao primeiro processo de avaliação como base em parâmetros internacionais e deu início a um programa de profunda transformação e expansão na Universidade. Confira o perfil completo da personalidade universitária no site da Universidade do Porto.

Parceria Universidade do Porto e Ufam

Com pensamento expansionista e visionário, o professor Alberto Manuel Sampaio e Castro Amaral possibilitou a aproximação entre a Universidade do Porto e a Ufam, já na década de 1990. Em 22 de agosto de 1992, em Manaus, participou da celebração do convênio entre a Universidade do Porto e a Ufam, à época conduzida pelo reitor Marcus Luiz Barroso Barros. O convênio perdura até os dias de hoje e, renovado por todos os reitores, gerou e gera importantes contribuições no âmbito da pesquisa e da inovação, além da qualificação de diversos docentes e discentes da Universidade Federal do Amazonas contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento da ciência brasileira e amazônica, nas mais diversas áreas, propiciando a formação de novas gerações de pesquisadores, qualificando-os para o ensino de graduação e pós-graduação.