Ufam outorga grau a 40 formandos do IFCHS
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
Na noite de terça-feira, 25, a Universidade Federal do Amazonas realizou a solenidade de outorga de grau aos formandos dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Serviço Social, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). No total, 40 novos profissionais foram apresentados à sociedade na cerimônia ocorrida no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul do campus universitário de Manaus.
Sob a presidência do reitor Sylvio Puga, familiares e amigos e membros da comunidade acadêmica da Ufam prestigiaram o evento. Em seu pronunciamento, o reitor destacou a qualidade da formação oferecida aos graduados da noite, ressaltando o diferencial da educação cidadã proporcionada pelas universidades públicas. "Vocês se formaram numa universidade pública. Olha a lindeza disso. Vocês primeiro entraram na universidade pública, que é, na verdade, o esteio da resistência da sociedade. E vocês conseguiram se formar em uma universidade pública que continua sendo esse esteio”, disse o gestor da Ufam. “Esse é o nosso desafio: capacitar, formar, com qualidade. Não esquecendo das diferenças sociais das desigualdades, nós formamos pessoas críticas, capacitadas para enfrentar esses desafios”, completou.
A diretora do IFCHS, professora Iraildes Caldas discorreu sobre a educação enquanto ferramenta para o desenvolvimento do País. “Vocês são profissionais críticos, elaboradores, formadores de opinião. Vocês, hoje, venceram pela dedicação, pela vontade de querer vencer. E vocês galgaram, com muita dificuldade, o degrau de profissionais comprometidos, engajados com a história, com a nossa realidade. Então, vocês venceram”, declarou.
Representando os graduados, Danielson Pereira de Souza, orador, lembrou em seu discurso momentos vividos durante os anos de formação, ressaltando a perseverança dos estudantes em superar as dificuldades para chegar à colação de grau. “Sejam perseverantes, não desistam. Precisamos ter fé na nossa capacidade, humildade para buscarmos nos atualizar sempre e nunca perdermos a esperança de a nossa profissão, sim, faz a diferença na vida de muitas pessoas e pode mudar, sim, realidades”, expôs.
Confira a lista com os novos profissionais formados pela Ufam:
CIÊNCIAS SOCIAIS
PAMELA DA SILVA ALMEIDA
FILOSOFIA
GABRIEL DE JESUS TORRES DE SOUZA
GABRIELLE VAZ DA COSTA
JOAB MARTINS DE SOUZA
JULIANA MARQUES DE LIMA
GEOGRAFIA - BACHARELADO
LUCIANA DA SILVA LOUREIRO
GEOGRAFIA - LICENCIATURA
BYANCA FRANCO VIANA
DANIELSON PEREIRA DE SOUZA
ERICK MENDES DA SILVA
GERUSA SOUZA CALHEIRO
JUAN FELLIPE GOMES
JULIANA DE SOUZA SOARES
LUANA SOUZA DO NASCIMENTO
LUIZ FERNANDO PALHETA MENDONÇA
SAMUEL DA COSTA SANTOS
SANAE FERREIRA DE SOUZA
SÉRGIO MATHIAS DA CRUZ
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
ARIEL LIMA RODRIGUES
CARLOS EDUARDO RIBEIRO DA SILVA
DANIEL LIMA DA SILVA
FELIPE SALDANHA NOGUEIRA
GIOVANNA EDUARDA DA SILVEIRA GALVÃO
JAQUELINE BAIMA PRINTES
JANDERSON PORTELA PEREIRA
RODRIGO TAVARES DE ALMEIDA
YANNARA MOREIRA GOMES
SERVIÇO SOCIAL
ANA LARISSA CHAUL SANTANA
BIANCA PAIVA NUNES
HAYLA DA COSTA VIANA
NADITÁLIA KELLY MÁXIMO MIGUEL
TAINÁ IZIDRO SANTOS
Redes Sociais