Forplad tem seu encerramento nesta sexta-feira
Com objetivo de estudar e propor soluções para problemas relacionados às áreas de planejamento e administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), como também promover o intercâmbio entre elas com temas de interesse comum, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) chega ao último dia do evento (14), com a participação de pró-reitores das Instituições Federais de Ensino das áreas de planejamento e administração e demais autoridades acadêmicas, com saldo positivo com a discussão de temas relevantes para as universidades brasileiras.
Após três dias de debates o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) teve seu encerramento no final da manhã desta sexta-feira, dia 14, com agradecimentos e apresentação cultural. No último dia do evento ocorreu uma atividade externa, com o plantio de mudas de árvores nativas realizada pelos participantes na área próxima ao auditório Eulálio Chaves, e o grupo de dança do projeto Prodagin da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam fechou o evento com uma apresentação de dança regional.
A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Maria da Glória Vittorio Guimarães, destacou que o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) é um evento que aborda temas relacionados a orçamento e finanças públicas, planos de desenvolvimento institucional, estratégias de atuação e propõe soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração das IFES.
“Durante os três do Forplad, os especialistas abordaram as principais questões da área, sempre considerando atualizações normativas, entendimentos consolidados pelos órgãos de controle e as repercussões práticas no dia a dia. O evento objetivou a criação de um espaço privilegiado para discussão, com abordagens técnicas. De forma correlata, os grupos de trabalho (GT), a partir da perspectiva consequencialista adentraram em temas mais específicos concebendo propostas de melhoria. Agradeço a toda a equipe que trabalhou para que o Forplad fosse um sucesso. Quero parabenizar a administração superior, em especial o reitor Sylvio Puga que não mediu esforços para a realização do evento aqui na Ufam”, afirmou.
“Nossa reunião foi extremamente produtiva. Os pró-reitores de todo o Brasil discutiram temas com o MEC, com os órgãos de fomento e buscaram avançar nas tratativas pela recomposição orçamentária e também por pautas de interesse do Fórum como o PNAES, a curricularização da extensão, Educação a Distância, muitos temas importantes foram tratados nesse Forplad”, destacou o reitor da Ufam, Sylvio Puga.
A pró-reitora de Administração da Ufam, professora Ângela Bulbol, agradeceu pelo sucesso do Forplad a equipe da coordenação do evento, como também aos servidores da Proadm que se empenharam para organizar um grande evento. “Agradeço aos servidores pelo empenho na organização para que tudo desse certo. É um evento grande e sem a participação de todos não teríamos como fazer. Parabéns aos dirigentes das universidades que trouxeram suas experiências para debater temas relevantes. Espero que todos voltem em segurança para suas cidades e felizes de terem participado do evento em nossa Instituição”, ressaltou.
O coordenador nacional do Forplad, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Franklin Silva Júnior, afirmou que o Forplad discutiu temas extremamente relevantes para as universidades brasileiras. “Foi um grande evento que discutimos temas extremante relevantes para nossas universidades. Sabemos que a parte mais complexa atualmente é a parte orçamentária das universidades, por todo esse contexto de corte orçamentário, e todos estamos naquela expectativa de receber esse orçamento para este ano. Foi um evento riquíssimo e que a gente sai daqui com grandes encaminhamentos para que a gente possa subsidiar a nossa Associação que é a Andifes”, disse.
Redes Sociais