Página inicial > Notícias Destaque > Diretoria reeleita do ISB toma posse para o quadriênio 2023/2027

Diretoria reeleita do ISB toma posse para o quadriênio 2023/2027

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 16h32 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2023, 16h46 | Acessos: 552

Por Comunição ISB

Edição Sebastião de Oliveira, equipe Ascom Ufam

Na tarde desta sexta-feira, 10 de abril de 2023, ocorreu no Auditório Rio Copeá, a solenidade de posse da diretoria reeleita do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), quadriênio 2023/2027, composta pelos professores Vera Lúcia Imbiriba Bentes (diretora), Abel Santiago Muri Gama (coordenador acadêmico), e pelo técnico administrativo em educação, Paulo Rômulo Lima de Matos (coordenador administrativo).

A solenidade de posse foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, e contou com a participação do professor Adriano Pereira Guilherme, então coordenador acadêmico do ISB. Estavam presentes ainda a coordenadora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA-campus Coari), Gleides Medins de Menezes; diretor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam-campus Coari), Elcivan dos Santos Silva; Gerente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam/Coari), Cleuzenir Melo Nunes; e o representante do Movimento dos Estudantes Indígenas de Coari, Edson Kampepa.

Após a leitura dos currículos dos eleitos, os dirigentes ficaram de pé e leram o termo de compromisso do cargo. Em seguida, o reitor da Ufam deu posse aos gestores.

Em discurso, o reitor, professor Sylvio Puga, cumprimentou os presentes, destacou os feitos da reitoria junto ao ISB e anunciou que haverá uma recomposição orçamentária para as universidades, informação repassada pelo Ministério da Educação. Sylvio Puga garantiu que, com a chegada de novos recursos, as pautas do ISB serão cumpridas. “Quero reafirmar aqui, perante todos, a nossa disposição de trabalhar sempre em parceria. Há visões de mundo diferentes, porque é inerente ao ser humano, mas enquanto gestores, temos que entender as diferenças e conciliar. Quero parabenizar a todos e quero dizer que o ISB só será forte, com ajuda de todos”, destacou o reitor,

A diretora reeleita do ISB, professora Vera Lúcia, afirmou que está cheia de alegria e gratidão e que as energias foram renovadas pelo reconhecimento da comunidade por todo o esforço que a equipe de gestão e todos os servidores, trabalhando em conjunto, fizeram pelo instituto. Vera Lúcia relembrou as dificuldades do início das atividades do ISB e enfatizou os ganhos. “A colheita do ISB hoje é grandiosa, são centenas de profissionais qualificados atuando neste município e em toda região norte e do Brasil”, disse a diretora.  Ela agradeceu a reitoria e prefeitura municipal de Coari e demais instituições da cidade, pela constante parceria e ressaltou a importância do trabalho em conjunto de todas as instituições. “Agradecemos a confiança de todos em nosso trabalho e estaremos sempre abertos ao diálogo para buscarmos juntos propostas e soluções para os problemas e desafios que sempre irão aparecer”, expôs.

O coordenador acadêmico, professor Abel Santiago, parabenizou toda gestão, sobretudo pelo grande e enorme desafio enfrentado diante do cenário catastrófico que foi a pandemia. O docente relembrou o início das aulas no Instituto, em 2006, abordando as dificuldades e limitações de acesso à Universidade. Destacando que o ISB/Coari possibilitou isso e que hoje, muitos presentes na solenidade são egressos. “O Campus Médio Solimões é uma grande referência no planeta terra, de inclusão social, educacional, saúde, perspectiva de melhoria nas condições de vida. Digo isto, pois, estamos falando de um campus em área remota brasileira, que possibilita a inserção de indígenas, ribeirinhos, quilombolas, imigrantes de outras regiões, e outras pessoas com dificuldades de ingresso no ensino superior”, acrescentou o coordenador acadêmico que enfatizou “é nessa perspectiva que trabalharemos para tornar o instituto mais atrativo e acolhedor”.

O Coordenador Administrativo, Paulo Rômulo, agradeceu a todos os colegas servidores que auxiliaram, sobretudo no período pandêmico, sempre dispostos a ajudar de maneira ágil e sem burocracia, o que permitiu que o trabalho administrativo permanecesse contínuo, apesar das adversidades. “Fizemos, estamos fazendo e faremos ainda mais com esse apoio imprescindível. Muito obrigado mesmo”, relatou.

Em seguida, professor Adriano Pereira Guilherme, agradeceu o apoio e o comprometimento da equipe da Coordenação Acadêmica, bem como a professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes e o Tae Paulo Rômulo Lima de Matos, pela confiança no convite para assumir o cargo tão importante e num período tão crítico na vida universitária. Ele também agradeceu aos coordenadores de curso, aos docentes e à Administração Superior, que fizeram o possível para cumprir a missão da Universidade. O docente relembrou ainda os momentos difíceis pelos quais passaram as universidades brasileiras, tanto político, como sanitário, e agradeceu a todos que auxiliaram a passar por esses momentos. “Embora me despedindo da Coordenação, estarei aqui, como professor, servidor e amigo”, finalizou.