Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam avança em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com a criação de Carta de Projetos focados na Amazônia
Início do conteúdo da página

Ufam avança em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com a criação de Carta de Projetos focados na Amazônia

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 17h48 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 17h48 | Acessos: 770

Por Irina Coelho

Ascom Ufam

Com atribuição de intermediar a celebração de contratos de licenciamento, de transferência de tecnologia e de parcerias entre instituições, por meio de criações desenvolvidas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) chega em 2023 com avanços significativos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) focados na Amazônia. A ideia é estimular a cultura de PD&I em todas as áreas do conhecimento, sobretudo, com atuação em Economia Digital, Bioeconomia, Formação de Recursos Humanos, Empreendedorismo Inovador, Indústria 4.0 e Modernização Industrial.

“A Ufam está construindo uma Carta de Projetos, voltados para PD&I, com o intuito de desenvolver, fomentar e ampliar a cultura da Inovação na Instituição. Com esse portfólio, será possível apresentar às empresas, indústrias e aos demais atores envolvidos com os incentivos fiscais da região os pesquisadores e grupos de pesquisa que trabalham com inovação e desenvolvimento tecnológico”, destacou o pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Jamal Chaar.

O reitor, professor Sylvio Puga, declarou que a Protec desempenha um papel de articulação permanente entre as Unidades Acadêmicas e Órgãos Suplementares, buscando a maior inserção em projetos de PD&I, que fortaleçam a instituição, com parcerias externas.

Para a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, a inovação é fundamental para o desenvolvimento sustentável do país. “Ações coordenadas como essa da Protec, que oferecem as ferramentas para estimular ideias e projetos inovadores na nossa região, aliam Educação, base tecnológica, mercado, além de cultura e fomento à inovação na Ufam. Nós nos aproximamos das empresas do Polo Industrial de Manaus para que possamos ampliar esse trabalho na região Norte de modo a incluir inovação tecnológica no Ensino, Pesquisa e Extensão”, enfatizou.

Carta de Projetos da Protec

O pró-reitor da Protec, professor Jamal Chaar, explicou também que os projetos presentes no portfólio da Protec devem estar alinhados à Política de Ciência, Tecnologia e Inovação (Decreto nº 10.534/2020) e ao Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014) focado na Amazônia. “Há leis de incentivos para que as empresas que atuam na Zona Franca de Manaus façam investimentos de até 5% do seu faturamento anual em PD&I. Parte desse percentual pode ser investido em Instituições de Ciências e Tecnologia como a Ufam e a ideia da Protec é, justamente, ampliar a atuação da Instituição com o objetivo de obter financiamentos para a execução das melhores Propostas de Projetos de PD&I porque temos expertise, competências, em todas as áreas do conhecimento. Além disso, a Ufam é líder, principalmente na Amazônia Ocidental, na formação de recursos humanos e projetos, o que precisa ser expandido para uma maior e perene cultura da Inovação”, finalizou o docente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página