Página inicial > Notícias Destaque > Reitor e vice-reitora da Ufam fazem primeira visita oficial à nova titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC)

Publicado: Segunda, 06 de Março de 2023, 16h39 | Última atualização em Segunda, 06 de Março de 2023, 16h58 | Acessos: 992

Por Carla Santos - Equipe Ascom Ufam

Em cumprimento a uma extensa agenda na capital federal, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, acompanhado da vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, esteve reunido no Ministério da Educação (MEC), com a titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Denise Pires de Carvalho.

Esta é a primeira agenda do ano em que reitor e vice-reitora visitam, juntos, o Ministério da Educação e a estrutura da Sesu.

Na audiência, reitor e vice-reitora apresentaram demandas da Universidade à secretária do MEC, buscando viabilizar junto à pasta o atendimento a pleitos formalizados junto ao Ministério, que quando atendidos, tornarão possíveis novos avanços da Instituição.

A secretária Denise Pires de Carvalho, no cargo há três meses, foi nomeada a partir da posse do novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva junto e do ministro da Educação, Camilo Santana. A última visita à Sesu aconteceu em março do ano passado, quando a vice-reitora professora Therezinha Fraxe esteve em Brasília, também para reunir com a então vice-presidência da República.

Sobre a Sesu/MEC

A Secretaria de Educação Superior (Sesu) tem por atribuição planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da política nacional de educação superior. A ela cabe propor e executar programas voltados para a ampliação do acesso e da permanência de estudantes na etapa da formação superior.

Em conjunto com o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), é responsável pela política da oferta e financiamento e de apoio ao estudante do ensino superior.

Atua também para estabelecer políticas e executar programas voltados às residências em saúde, bem como incentiva e apoia a capacitação das instituições de educação superior para desenvolverem programas de cooperação internacional, a fim de proporcionar o aumento do intercâmbio de pessoas e de conhecimento e de dar maior visibilidade internacional à educação superior do Brasil.

Outras duas importantes atribuições são o desenvolvimento de ações e políticas de formação para profissionais de educação básica junto às instituições da Rede Federal de Ensino Superior e a construção de um quadro de referência de qualidade para a modalidade de educação a distância.