Ufam recebe Voto de Aplauso do Senado Federal pela inauguração do Laboratório de Inventário e Mensuração de Florestas Tropicais (IFT)
De iniciativa do senador Eduardo Braga, o Voto de Aplauso está registrado em Ata da Sessão de 13 de agosto do Senado Federal
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebeu Voto de Aplauso do Senado Federal pela Inauguração do Laboratório de Inventário e Mensuração de Florestas Tropicais (IFT), também conhecido como Casa do Carbono.
O Voto de Aplauso foi uma iniciativa do senador Eduardo Braga (MDB/AM), o qual solicitou ao presidente do Senado o registro da honraria na Ata da Sessão do dia 13 de agosto de 2019 do Senado da República.
No requerimento encaminhado ao presidente do Senado, o senador Eduardo Braga destacou a inauguração do Laboratório como um marco histórico para a Ufam. “Para a Universidade Federal do Amazonas, a Casa do Carbono representa um marco histórico, pois contribui para ampliar o domínio e a competência da instituição nos estudos sobre os recursos florestais e sustentabilidade”.
Reconhecimento
O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, afirmou que o reconhecimento do Legislativo da União é importante para a instituição. “Recebemos com honra esse reconhecimento da Câmara Alta do Congresso Nacional. Ele é resultado do esforço coletivo do Departamento de Ciências Florestais da Faculdade de Ciências Agrárias de nossa Universidade que, junto ao Serviço Florestal Brasileiro, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pode concretizar o intento de gerar dados para melhor conhecimento científico da Região”, declarou o gestor.
Sobre o Laboratório
Inaugurado no último dia 8 de agosto, o Laboratório tem uma estrutura destinada a apoiar os esforços do Inventário Florestal Nacional (IFN) na mensuração do volume de madeira, biomassa e carbono armazenado pelas árvores da floresta amazônica. O laboratório é a primeira unidade a ser construída na Região Norte e recebeu investimentos do Fundo Amazônia.
Redes Sociais