Página inicial > Notícias Destaque > Projeto Rondon - Ufam é a única instituição do Norte na Operação Portal do Sertão

Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2023, 15h53 | Última atualização em Terça, 31 de Janeiro de 2023, 15h57 | Acessos: 905

Entre os dias 26 de janeiro a 12 de fevereiro, no município de Rio do Antônio, na Bahia, docentes e discentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participam da Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon Nacional. O grupo atua no Conjunto A nas áreas de Educação, Direitos Humanos e Justiça, Saúde e Cultura e a Ufam é a única instituição do Norte a participar da missão.

São 18 dias em que as equipes multidisciplinares formadas por acadêmicos de 25 instituições de todo o Brasil desenvolvem atividades com comunidades de 12 cidades do interior da Bahia de forma prática. As comunidades são: Anguera, Aramari, Caetanos, Candeal, Iaçu, Irará, Itatim, Ouriçangas, Pedrão, Rio do Antônio, Serra Preta e Tanquinho.

De acordo com uma das coordenadoras do Projeto Rondon na Ufam, professora Cinthya Iamile (Departamento de Ciências Fisiológicas/ICB), essa é uma oportunidade para os discentes desempenharem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, despertando também caráter social.

“A comunidade nos recebeu com muito carinho e alegria. Estamos realizando oficinas em todos os turnos e intensificando esse contato com a comunidade e fazendo uma inserção na cultura local. Oferecemos o que há de melhor e também estamos preparados para ouvir. O Rondon traz uma troca riquíssima de saberes populares e culturais entre as instituições e as comunidades”, destacou uma das coordenadoras.

Segundo o professor Rafael Salgado, um dos coordenadores da atividade na Ufam e que participa há 12 anos do Projeto Rondon, essa experiência mudou a sua forma de enxergar o mundo. “Essa possibilidade de sairmos da Universidade para conhecer o Brasil, no sentido estrito da palavra, de modo que podemos vivenciar realidades diferentes da nossa, nos permite, enquanto docente e discente, participar de um projeto único e muito rico. Estamos no sertão da Bahia, em uma região que não é turística e que tem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mas de boa receptividade. Nós viemos para contribuir, mas terminamos aprendendo muito mais com as comunidades que estamos em contato. Fui rondonista durante a minha graduação e isso mudou minha forma de ver o mundo”, relembrou o docente.

O professor explicou também que as oficinas são voltadas para a capacitação de profissionais locais que sejam multiplicadores. “Trabalhamos com gestão pública, secretários dos municípios, líderes de comunidade, associações, entre outras, e a ideia é conseguir identificar pessoas capazes de multiplicar nosso trabalho de maneira sustentável. Na área da Educação, por exemplo, estamos realizando uma jornada pedagógica com 178 professores do município. Há, nesse processo, o resgate da cultura local”, finalizou.

Projeto Rondon

É uma iniciativa interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa e que conta com apoio das Forças Armadas e os seguintes ministérios: Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Educação; Cidadania; Saúde; Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional, além da Presidência da República.

O foco é oportunizar vivências em diferentes contextos brasileiros para que jovens universitários pratiquem os seus conhecimentos e aprendam com as populações locais, contribuindo para a formação acadêmica e para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades.

Equipe Ufam

• Coordenadores: Rafael Salgado (Departamento de Química) e Cinthya Iamile (Departamento de Ciências Fisiológicas/ICB).
  • Discentes rondonistas: Eva Maria Barbosa Gomes - curso de Fisioterapia (FEFF); Maria Paula Matos-curso de Engenharia Sanitária (Icet); Ramayana Soares- curso De Enfermagem (EEM); Julimara Carvalho- curso de Língua e Literatura Inglesa (FLET); Larissa Fernandes Viana- curso de enfermagem (EEM); Sandra Fernandes Goes- curso de pedagogia (FACED); Thiago Costa de Oliveira- curso de direito (FD); Victor Calebe Alves da Costa- curso de licenciatura em ciências biológicas (ICB).
  • Discentes suplentes: Camila da Silva Chaves- curso de Direito (FD); Cesário Velasquez da Gama Neto- Zootecnia (FCA); Chelsya Carola Silva Santos- curso de Licenciatura em Física (ICE) e Rodrigo Barreto- curso de Engenharia Sanitária (ICET).