Página inicial > Notícias Destaque > Proeg apresenta PDU à comunidade universitária

Proeg apresenta PDU à comunidade universitária

Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2023, 13h56 | Última atualização em Terça, 31 de Janeiro de 2023, 15h27 | Acessos: 791

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Apresentar o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) à comunidade universitária da Ufam é o objetivo do evento promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) nesta terça-feira, 31 de janeiro. Com a realização de palestras, roda de conversas e outras atividades, a Proeg promete levar o público a refletir sobre os principais temas que cercam a graduação universitária, além de divulgar a sua Carta de Serviços ao Usuário.

Durante a parte da manhã, os participantes puderam participar da abertura do evento e da palestra motivacional bem como conhecer o PDU da Proeg. A vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, procedeu a abertura oficial do evento destacando em seu pronunciamento a importância do planejamento para o êxito na administração pública. “O planejamento precisa ser algo presente e constante na Universidade Federal do Amazonas. Sem planejamento nós não chegamos a lugar algum. Nós precisamos planejar para cumprir as metas e colocar para o Brasil e para o mundo o que a Ufam faz”, disse a vice-reitora.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, o PDU da Proeg abrange os anos de 2021 a 2025, sendo apresentados 2021 e 2022 já com os resultados alcançados e de 2023 a 2025, o que está por vir. “Tudo de uma forma programada, planejada, participativa construída coletivamente na Universidade, de forma a darmos a transparência pública devida de todas as ações desenvolvidas por esta pró-reitoria”, expôs o gestor da graduação. “O objetivo maior, que está inclusive no PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional], e que nós vamos hoje lançar a pedra fundamental aqui é o combate à evasão e à retenção na Universidade Federal do Amazonas. Eu vejo que isso é um compromisso de todos. A Proeg está envidando todos os esforços para que numa sinergia possamos combater isso e fazer com que a nossa Universidade, pública e gratuita, seja o berço para aqueles que querem vir estudar aqui e se formar”, completou o professor David.

Ainda segundo o gestor da Proeg, no evento haverá a apresentação do plano de ação do setor culminando com a Carta de Serviços ao Usuário. “Para que todos aqueles que procuram a Proeg, internos ou externos, saibam quem são os representantes que eles podem entrar em contato, quais os serviços ofertados, o tempo que temos para dar a resposta para eles. Isso vai ser muito importante e estará em formato PDF na página da Proeg. Isso mostra o nosso compromisso com a sociedade em geral”, afirmou.

O destaque da programação, além do PDU e da Carta de Serviços, é a palestra da professora Socorro Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, sobre a evasão universitária, às 15h15. “Ela faz parte do grupo de trabalho sobre evasão do colegiado de pró-reitores do Brasil da Andifes e vai mostrar qual o panorama da evasão no Brasil e a partir daí iremos fazer uma roda de conversa de como nós podemos combater essa evasão por meio de detecção de causas para que a gente possa garantir a permanência do nosso aluno e que ele forme no tempo de periodização”, informa o professor David Lopes Neto.

Todo o evento está disponível no canal da Ufam no Youtube. Já o PDU e a Carta de Serviços ao Usuário da Proeg estarão à disposição do público na página da Pró-Reitoria.